Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

"O Fumo Subiu-lhe à Cabeça"



Isto porquê a mãe ligou o aquecimento no quarto dele.
- A velha!..ligou o aquecedor, estou cheio de calor.
E vá de vir ao meu quarto e começa a tirar a roupa,
-Vou lá para fora refrescar...
Já estava em tronco nu.
-Sim, vai,vai que o calor subiu-te ao cérebro, refresca as ideias.(disse eu)
-Mas depois não contes comigo para tratar de alguma pneumonia.
E vá de vestir novamente as camisolas.
-Era só a brincar consigo.(diz ele)
-Pois não gostei da brincadeira, foi mais uma parvalheira, que não teve graça nenhuma.
Ficou com a cara quente, e não sabia como lidar, então vá de provocar, que a mãe tem de adivinhar.
Isto tudo resultado do fumo da lareira, que invadiu a sala, subiu-lhe a cabeça e perturbou os neurónios. A mãe ficou com os olhos chorosos de tanto fumo.
Quando me vê chateada, termina sempre com a célebre frase. Desculpa era só a brincar, eu não faço nada disso. Deixo logo de ser velha ( lool), não és nada velha tu és nova( ihhih)e bem com abraços. E esta da velha é imitação do pai que chama velha e a mãe idem p'ro velho(ehehehehe), amor com amor se paga,é mais vezes velote, e velota kkk que carinhosos nós somos ihihiih

Muitas vezes não conseguem , exprimir verbalmente, as suas frustrações, e têm uma maneira particular de as manifestar, através de comportamentos. Pode parecer estranho, mas eles acham que nós conseguimos sempre "ler" o que está mal neles uma espécie de "adivinhação". O que quanto a mim não deixa de ser ambíguo,porque eles não reconhecem os sinais físicos muito menos emocionais nos outros, mas acham que os outros conseguem ver o interior deles...
Mina

"Na verdade, a teoria da mente que foi avançada para explicar o autismo, baseia-se na hipótese de crianças autistas não reconhecerem que os pensamentos necessitam de ser expressos para serem conhecidos pelo outro".
Esta última frase foi retirada do livro "Mal Entendidos" do dr. Nuno Lobo Antunes

3 comentários:

Mina disse...

Nota, este pequeno trecho, já estava escrito há um ano, embora agora também esteja muito frio kkk
E este comportamento poderia se repetir, ele não faz isto por maldade, é mesmo uma forma de expressão e de manifestar desagrado, se fosse com outra pessoa que não esteja habituada ficaria secalhar aborrecida.
Fica também assinalado, que algumas vezes me trata por tu outras por você, o que fará com qualquer comum mortal, conhecido ou não...É importante que as pessoas também entendam este comportamento social do tu e do você, não é de todo má educação, é única simplesmente para ele as pessoas tem todas o mesmo valor...

Atena disse...

Olá Mina, eu peço desculpa mas ler o que escreve faz-me sempre sorrir. Talvez seja também pela forma "leve" com que se expressa sobre os momentos mais "quentes", mas acredite que também é porque acho as saídas do seu rapaz o máximo. Imagino logo o meu, daqui a uns tempos a chamar-me velha...
Depois reflicto mais um pouco e até nem me parece nada de muito diferente daquilo que a maioria dos jovens tem com os pais actualmente, mesmo sem serem asperguers (o que assim nem tem "desculpa" e é efectivamente má educação). Quantos jovens de hoje sem nenhuma particularidade assinalavel tratam os pais de forma incorrecta? Isto sim, parece-me complicado. Agora os nossos filhos, que também devemos repreender quando erram, porque mesmo na sua maneira de ser, compreendem bem se estão a abusar (o meu compreende rápido se me zango), neles sabemos bem que estas situações não são fruto de engendríce pensada com maldade... Por isso tem um certo ar da sua graça... especialmente quando depois lhe diz que é nova e a quer abraçar!!!
Um abraço meu Mina, para os dois
Cristina

Mina disse...

Querida Cristina
Não tem nada que pedir desculpa, está á vontade para rir, chorar, no fundo soltar as emoções, como eu escrevi no nosso cabeçalho do blog, ter um filho autista/asperger, não é o fim do mundo, é o princípio de uma nova vida, e levo esse princípio muito a sério, ganhei uma nova forma de ver o mundo e as pessoas através dos olhos deste meu filho. E velha ou nova que ele me chame será sempre uma fonte de amor, e ralho quando tenho de ralhar o que até não é muito necessário, que ele quedasse muito facilmente, e, é mais respeitador que muitos da idade dele e mais novos...
Eu acabo sempre por me rir, com estas saídas dele...
bjocas para vocês