Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 25 de junho de 2010

As coisas que eu aprendo!... E ensino!...


No cabeleireiro!...
-O quê que se passou no outro dia no C.C.C.?!...Via a sair de lá com o seu filho.
-Estava aqui com uma cliente e até comentei, deve ter a ver com autismo!...
-Mas depois vi também sair a mãe do N****com o próprio e disse: -Ah!...Afinal deve ter a ver com doenças de cérebro xD
-Mas o seu filho não tem doença mental!...
-Não.-O meu filho não tem doença mental, é do fórum neurocomportamental, que se incluí nas perturbações de desenvolvimento.
-Pois bem me parecia(diz ela), porque o seu filho não se nota nada... -Já o N****(esquiozofrenia) notasse.
-Eu por acaso não acho assim tanta a diferença, em termos aparentes , a diferença é que o N**** toma muita medicação para controlar as crises(digo eu) e nem sei se tem outras patologias associadas.

A seguir estive a contar o que se passou naquele dia no C.C.C.
-Foi o "XII seminário da saúde mental" intitulado "Verdade ou consequência" Saúde mental comunitário.
-Que nada tem a ver com o espectro do autismo ou SA embora possa haver casos de autismo com doença mental associada, mas não é uma regra!...
-Eu só fui a este seminário por curiosidade e interesse em saber mais também sobre outras patologias, não fui com convite, paguei o meu ingresso.
-Já a mãe do N****, tinha um convite e discurso preparado para dizer bem (possivelmente terá razão), porque diz que o filho estava fechado em casa há oito anos, e agora saí e sempre está ocupado, entretido...
-A mim não me convocam para estas coisa disse-lhe eu xD, até porque eu não consigo só dizer bem( não me chega o ocupado, entretido), e as pessoas não gostam de ouvir o que está mal( ou serei muito exigente).

E desenvolvesse a "fofoca", eu que mal conheço o N****, e mãe só a vi naquele dia, fiquei a saber bem ou mal a vida daquela família:)))

Saúde é "um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade"-conceito da OMS( Organização Mundial de Saúde)

C.C.C.-Centro Cultural de Congressos
SA-Síndrome de Asperger

4 comentários:

Fê blue bird disse...

Minha amiga:
O mal da nossa sociedade, é que se fala por falar.
A Mina sabe e sente o que diz e tenta sempre ir mais além para poder ajudar sempre mais o seu filho, não se limita a estereótipos sobre o autismo, e isso é o mais importante.
Não suporto gente que rotula os outros, sem tentar perceber o outro lado.
Um beijinho grande aos dois.

Mrs_Noris disse...

As cabeleireiras são todas umas metidas, não leve a mal, é característica da "raça" :)!
Peça uma revista, pode ser a "HOLA", ou "iola", como as mais cultas pronunciam, e entretenha-se com as fofocas da realeza (lol). É o que eu faço.

Mina disse...

Fê blue bird
Eu aproveito, estas conversas para dentro do que aprendi, não só com o meu filho, que é o caso que conheço mais a fundo, mas também da minha observação e leituras, para poder compreender melhor o próximo, especialmente os que foram tocados pela diferença, nunca estarei por dentro das outras patologias, até porque não as vivo, mas tento perceber mais...
E aquilo que sei não guardo, para mim, depois cada um analisa e guarda para si o que bem entender!...
Como eu faço com as minhas leituras!...
Vivemos num mundo onde o que conta é a aparência !...
bjocas e bom domingo

Mina disse...

Noris
Querida, estás muito "tiazoca", "Hola" ou "Yola", eu quero lá saber da fofoca alheia ihihih
Não achas que temos fofoca que chegue cá na terra ihihih
Eu aproveito para ler o jornal cá da terra e um Nacional que na sua maioria é publicidade e daquela para adultos, passa a frente ihihih
bjocas