Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Será que tenho mais que um Asperger!?

Ou todos temos o nosso quê de Asperger!?
"Assim como de são e de louco todos nós temos um pouco"

Posso vos dizer que como mãe de adulto, muito do que ouvi no congresso não é novo, foram situações que já vivi.
E algumas dúvidas que tinha, mantenho.
Não me seria possível resumir os 3 dias ( correndo risco de cometer imprecisões), porque só tomei algumas notas e a minha memória às vezes falha.
Segundo ouvi dizer vão estar disponíveis as informações passadas no congresso, é uma questão de contactarem a associação responsável pelo evento.
Fiquei com outro conhecimento principalmente das manifestações da SA nas meninas.

12 comentários:

Laços e Rendas de Nós disse...

Todos somos/temos mais que um. Disso já não duvido.

Beijo

Laura

Anónimo disse...

Querida Mina,

Como estarás, certamente, atenta, lembra-me, por favor, quando for publicado.:)
beijinhos

(há tanto de SA que o Diogo não tem, mas não deixa de ter alguns sintomas, como os haverá em outras crianças e não são diagnosticados)

Mina disse...

Laura
Todos temos de facto uma pitada de SA,( a nívél de comportamentos) o que não quer dizer que sejamos portadores da mesma.
E quem convive com eles diariamente fica também contagiado rsss

Beijinhos

Mina disse...

Nina
Tentarei ver se aparece no site da associação.
Como presente no congresso em principío receberei as actas, senão forem públicas, não sei se as poderei editar.
Mas poderei te enviar algum trabalho via email...

Já percebi que o Diogo será um SA muito ténue o que é um bom prognóstico a socialbilização é fundamental, embora a forma desajustada com que ás vezes alguns o fazem, passa a ser um entrave, mas uma coisa tens como garantida o vosso percurso vai ser mais acompanhado...
Beijinhos

Mina disse...

Evanir
Bom fim de semana para si...
Continue o seu caminho com esperança em dias melhores...
Beijinhos

Fê blue bird disse...

Prima, a tua pergunta é pertinente e concordo com ela.
Foram dias decerto valiosos, em que aprendeste e partilhaste experiências.

beijinhos

AvoGi disse...

acredito que sim MAE MINA acredito que todos nós temos um pouco de tudo
kis .=)

Mina disse...

Prima Fê
Dei por mim nos primeiros dias a abanar a cabeça de modo afirmativo ao que ia ouvindo, cheguei inclusivé a comentar com algumas pessoas que era só passar a papel quimico e estava lá o meu filho.

Evidente que houve esclarecimentos mais abrangentes e nalguns casos, lógico que eu também sei que assim é, na inclusão e na participaçãp das empresas públicas ou privadas a dificuldade que há em receber no seu seio pessoas portadoras desta disfunção, só para dar uma ideia contactaram 30 empresas, dessas apenas 12 responderam e acabando por seis aderirem ao projecto de inclusão por 9 meses destes individuos, todos eles com grau académico nível acima de 3/4 e universitário, apenas 7 pessoas vão beneficiar desse protocole.
Fico até sem forças para pensar,que será feito com todos os outros:(
Beijinhos

Mina disse...

Avogi
Temos mesmo alguns mais que outros e nem nos apercebemos, porque felizmente isso não interfere no nosso dia-a-dia.
E quantas vezes não engolimos sapos, para ser-mos socialmente correctos!?
E passamos no mundo a fingir!
No fundo no fundo acho que todos deviamos ter mesmo o lado Aspie, eu já me "lixei", algumas vezes rsss
Beijokinhas

AvoGi disse...

essa do engolir sapos... ai vida !
kis .=9

Mina disse...

Avogi
Sapos , sapinhos sapões ;)
Para além da comunicação a parte social é a maior dificuldade que enfrentam neste mundo faz de conta, não há espaço para esta falta de filtro.
beijinhos

Mina disse...

Evanir
Boa sorte para si e para o seu blog.
Já lá passei e vi que está bem acompanhada, por muitos amigos.
Como muita pena minha, não consigo passar em todos os blogues, o meu papel é tentar desmistificar a Síndrome de Asperger, uma disfunção neurocomportamental que faz parte das perturbações do espectro do autismo.
beijinhos