Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dia da não mentira


Hoje é um dia para os que não são Asperger/autistas
O meu filho logo de manhã referia a data, o registo de que era o dia das mentiras que já está há muito calendarizada por ele.
Manifestou a sua enorme dificuldade em percebê-la e vai ter muita dificuldade em detectá-la, porque nunca conseguirá ler os segundos sentidos, a menos que sejam demasiado evidentes, mesmo assim ele irá sempre duvidar e achar que é verdade, porque no mundo dele este dia não existe... Só mesmo na estatística e no calendário.

13 comentários:

mariamartin disse...

Querida Mina,
Pois aqui por casa a situação é idêntica, com a difernça que o meu nem referiu saber que era dia das mentiras. Contudo, como já tenho dito, o meu até mente, agora já menos do antes mas mente.Ou pelo menos não fala a verdade ou aquilo que para nós é a verdade, sendo certo que temos muitas vezes dificuldade em distinguir as situações: será que para ele é mentira ou é a verdade da sua realidade?
A última curiosidade foi ontem ter perguntado "Oh mãe, na escola também mudou a hora?" ao que eu respondi "Sim, mudou no país inteiro."
Logo de seguida o meu marido disse-me que achava que ele não tinha ficado satisfeito com a resposta ou não tinha percebido...Mas que outra resposta poderia eu ter dado?
Ai, ai, minha amiga, às vezes não sei mesmo como funciona aquela cabecinha!
Beijos para os dois!
mariamartin

Mrs_Noris disse...

Mina,
Já o meu mente com todos os dentes que tem (bom, agora até lhe faltam uns quantos) e ainda me disse que queria que amanhã fosse outra vez dia de mentiras.
Logo de manhã, pôs aquele sorrisinho malandreco e disse para a empregada, numa enfiada só: "Cuidado, atrás de ti! Um tubarão! Partida!" Partida, claro, de sua autoria, ressalve-se.
Beijokas.

PDD-NOS (Menina) disse...

A Bea, nunca percebe a ironia de uma brincadeira, quando alguem lhe diz algo mas com o sentido ao contrario com tom de ironia, ela entende como verdade absoluta.
Tem surgido alguns conflitos no infantário, quando alguem a brincar com ela faz o jogo da ironia, pois ela fica logo danada pensando que estão a dizer uma verdade.
É claro que ela também sabe mentir, mas não o faz por norma.
Eu nem lhe disse que hoje era o dia das mentiras pois ela poderia começar a chorar a dizer que eu a estava a chamar de mentirosa e iria ser uma complicação tentar explicar o conceito deste dia.

Mina disse...

Maria Martin
O meu rapaz tem uma autêntica agenda na cabeça, sabe os dias de aniversário de todos os familiares e amigos e até alguns desconhecidos , os horários do pai que trabalha por turnos ele dá-me sempre jeito, para eu saber qual é o turno que pai está no dia "x" do próximo ano, alías já calendarizou tudo.Ah!... e sabe os fusos horários de muitos países os que alteram e os que não alteram.
Mas esta coisa simples de apanhar mentiras é difícil, e fiquei com pena, e a pensar oh!... meu Deus, quando será que ele vai entender, acho que nunca ,mas enfim ficamos sempre na dúvida.
Imagine que a irmã a pouco estava a jogar um jogo de dar tiros nuns bonecos, e estava na brincadeira a dizer que matar é que era bom, e ele a dizer-me acho que, a mana está a dizer: é uma mentira!?... Ainda estava em dúvida. Principalmente quando são pessoas em que confia então não há hipotese, só pudemos dizer mesmo a verdade.
O meu costuma fazer perguntas das quais tem a certeza das respostas, para não ser apanhado pelo factor surpresa. Estes seres humanos são um verdadeiro enigma. Por isso é que são tão especiais.
Bjocas

Mina disse...

Noris
Pois, pois esse menino é mesmo malandreco xd. Isso é ,que é comum , quanto mais ingenuos são mais se divertem a pensar que enganam os outros. O meu além de não saber enganar, não percebe quando é enganado, o que dificulta a sua vivência numa sociedade aberta.
Mas hoje apanhou uma mentira do monitor da manhã, que perguntou se tinha levado a mala que iam viajar para Paris, e voltavam no sábado. "Voila", conseguiu apanhar esta que também era demasiado óbvia xd.
Bjocas

Mina disse...

Bete
É comum não entenderem as ironias. Com o meu faço muito o jogo dos contrários, e tenho muito vezes de enfatizar e dizer mas achas mesmo?!...Umas vezes acho que percebe outras não. E lá insisto percebestes? Até com a analise de proverbios vamos ter de ser pacientes, para eles conseguirem sair do literal. Tem outra coisa engraçada, tambem não aceita mentiras por encomenda xd
Eu esta manhã disse-lhe logo para ele estar mais atento.
Bjocas

Visite www.arteautismo.com disse...

MINA QUERIDA,
SAUDADES DE VOCES!
COMO ESTA BRUNO?
DIZ A ELE QUE HOJE CHOVE E ESTA FRIO NO RIO DE JANEIRO.

MINA HOJE É O DIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO.
MAS OS GOVERNANTES NAO SABEM QUE DIA É HOJE.
QUEM SABE NO ANO QUE VEM?
pARABÉNS MINA POR SUA LUTA E CRENÇA EM BRUNO.
ÉS UMA GRANDE MÃE.
BEIJOS PARA VOCE E BRUNO.
RAY

Mina disse...

Querida Ray
O Bruno já está na camita e a mãe vai-se preparar xd. Mas amanhã ele vai ler,e não vai gostar de chuva e frio rssss, ele só quer climas especias há duas semanas comprou-me mais um livro sobre climas entre outros 19 livros de roteiros foi uma" pipa de massa", foi escolha dele de prendas de aniversário.
Os governos não sabem o que é o autismo, mas nós vamos lembrar-lhes não sei em que ano, mas lá chegaremos...
Bjocas para si e Felipe

Mina disse...

Noris
Afinal a mãe não percebeu bem, o Bruno ainda começou por acreditar que iam a Paris, embora tivesse achado estranho," mama mia, como é tão crente", mesmo na óbvia ele não descobriu de imediato, só quando disseram para vir buscar as malas a casa é que apanhou a mentira, levou tempo ,mas vai lá...
jocas

Estrunfina disse...

E é por isso que estes meninos são criaturas tão lindas!

Logo verei se a Cathy é assim tão ingénua ou se envereda pela malandrice ;)

beijos

Luz de Estrelas disse...

É um dia parvo, a meu ver. Para quê um dia reservado às mentiras se quase todos os dias as pessoas mentem! Sei que seria complicado viver socialmente, onde a pequna mentirinha não existisse, mas há quem minta muito sobre coisas bem graves.

Bruno, parabéns atrasados! Desculpa não ter vindo antes. E um beijinho para a Mina, por ser uma mamã tão presente.

Mina disse...

Estrumpfina
Não é fácil , não perceberem quando é mentira ou verdade. e eu fico sempre preocupada com a facilidade com que ele é enganado. Mas por outro lado também fez com que eu dê mais valor a verdade.
E não haja dúvida que estes seres humanos transformam-nos...
Bjocas

Mina disse...

Luz
Normalmente a mentira tem perna curta,e eu nunca fui muito apologista dela,embora ás vezes valha mais uma mentirinha peidosa, que uma verdade. Mas eu ainda sou mais pela verdade que é sempre subjectiva. Noutro dia um médico cubano exilado no nosso país referia que há 3 verdades. "A minha verdade""A verdade do outro" "E a verdade" , e se todos se cingissem por esta regra haveria maior concordância e respeito pelo próximo.
Obrigada pelos parabéns ao Bruno, que anda muito "valdas" do blogue, anda mais virado para os livros.
E, eu sou apenas mais uma mãe, que ama os filhos...
Bjocas