Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 26 de abril de 2009

Síndrome de Asperger/Défice de Empatia Parte 3/4

São descritos comportamentos excêntricos, extravagantes bizarros ou peculiares, na sala de aula, no recreio, na igreja, nas lojas, nos restaurantes,na rua...

Têm sido referido algumas vezes, um comportamento curioso e peculiar: a interrupção inapropriada, é muito frequente, das actividades dos adultos, designadamente dos professores no ambiente da sala de aula ( podem interromper o professor, durante a apresentação da matéria umas trinta vezes em cinco minutos).

Por vezes são descritos como excessivamente calados, outras vezes como excessivamente faladores.

Um número significativo não gosta de contacto físico. Com frequência apresentam um relacionamento mais frio, distante, com as pessoas que lhe estão próximas. De um modo geral gostam de festas de anos, mas, muitas vezes arranjam conflitos com os pares e acabam por ficar a brincar sozinhos, isolados.

Em alguns casos de uma forma espontânea, não gostam, ou não querem que os adultos brinquem com eles. apresentam um comportamento social e emocional inapropriado, apresentando dificuldades na expressão das emoções, não mostram de uma forma nítida, a alegria, a tristeza, a irritação...

Muito frequentemente apresentam grande fascínio por movimentos, sobretudo repetitivos: máquina de lavar roupa, ventoinhas, pêndulos, hélices dos aviões, gira-discos, ondular dos lençóis dos sacos de plástico no estendal, dos insectos voadores...

Também, com frequência, mostram um enorme fascínio por luzes, por objectos brilhantes: luzes intermitentes, rotativas das ambulâncias, faróis, espelhos, superfícies brilhantes...

Em muitos casos, está descrito um fascínio por números e por ordenações numéricas: horários, mapas, tabuadas, formulas químicas, contagens de palavras ou outras, datas de aniversários...

Muitas têm espírito coleccionador. algumas vezes mostram um interesse intenso por desenhos e por símbolos gráficos repetidos: bolas e outros objectos, nome próprio, nomes de pessoas....

Não raramente, manifestam um interesse intenso por enciclopédias, jogos electrónicos, máquinas de calcular, relógios, máquinas...

Em poucos casos, têm sido referido um "zapping" televisivo permanente, repetido e excessivamente intenso, podendo gastar as pilhas do comando num só dia.

Um comportamento muito característico consiste no alinhamento de objectos, amiúde milimétrico, por vezes segundo determinada ordem e sem qualquer justificação pratica: carros, molas da roupa, cadeiras, cromos...

Uma das mais interessantes e frequentes características comportamentais corresponde ao excepcional fascínio por determinados temas: marcas de carros, carros de determinada marca, carros de bombeiros, abelhas, lagartixas, vacas, matriculas, sinais de transito, carreiras e trajectos de autocarros, comboios, prazos de validade de produtos industriais, mangueiras de rega, sopas de letras, puzzles, arquipélagos, pontes, pedras, conchas, temas históricos, , filmes de terror, vulcões, tesouras,vídeos....

Interesse intenso por eventos, como evocações frequentes e recorrentes, procurando saber e memorizando, todos os pormenores sobre o tema: Expo 98, Mundial de futebol de 2004, actos terroristas, catástrofes naturais, grandes acidentes...

Sem comentários: