Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Conferência 2009 Fundação Renasc er- Social Thinking
Social Thinking - Pensamento Social
"Social Thinking" é o termo utilizado por Michelle Garcia Winner para descrever uma forma de intervenção terapêutica cujo objectivo é ensinar o indivíduo a compreender o funcionamento do cérebro social e a sua importância em todos os contextos.
Esta técnica dedica-se àqueles que enfretam desafios na área da aprendizagem social, mas que apresentam um desenvolvimento razoável das competências de comunicação e uma inteligência verbal média ou acima da média, muitas vezes referidas como "altamente funcionantes".
Os desafios encontrados na Aprendizagem Social não se limitam a condicionar as competências sociais do indivíduo. Têm também um grande impacto na sua capacidade para seguir um currículo académico normal. Durante a parte da manhã, Michelle irá introduzir o modelo de Cognição Social, ao qual atribuiu o acrónimo "I LAUGH", demonstrando como as dificuldades no processamento dos factores sociais comprometem a capacidade do indivíduo para trabalhar inserido num grupo e centrar-se em tarefas académicas, levando-as até ao fim.
A capacidade de Aprendizagem Social não funciona num registo a preto e branco; cada pessoa apresenta um nível de competências sociais que lhe são intuitivas. A capacidade de "tomada de perspectiva" parece condicionar significativamente a capacidade do indivíduo para adquirir nova informação social. Durante o período da tarde, Michelle irá explorar o seu modelo explicativo do Espectro da Tomada de Perspectiva, bem como as diferentes formas de intervenção de acordo com o défice encontrado
Michelle Garcia Winner
Michelle Garcia Winner é terapeuta da fala, especializada no trabalho com pessoas que apresentam um défice na cognição social.
Para além de dirigir a sua clínica em San Jose, Califórnia, é ainda autora de inúmeros livros e oradora internacional, tendo sido distinguida, em 2008, com o "Congressional Special Recognition Award".
O seu objectivo é ajudar pais e educadores a compreenderem o pensamento social, e as competências com ele relacionadas, como parte integrante do sucesso dos alunos, quer em contexto académico, quer profissional ou comunitário.
www.socialthinking.com
OBJECTIVOS
- os participantes serão capazes de descrever a diferença entre Pensamento Social e competências sociais, e qual a sua importância;
- os participantes serão capazes de definir o acrónimo I LAUGH, e descrever estratégias de intervenção para cada um dos seus elementos;
- os participantes serão capazes de definir o termo "pensar com os olhos" e aplicá-lo a situações educacionais;
- os participantes serão capazes de explicar o que leva uma pessoa com défice na cognição social a fracassar na sala de aula;
- os participantes serão capazes de definir o termo "tomada de perspectiva";
- os participantes serão capazes de definir os 3 níveis de défice na Tomada de Perspectiva.
Inscrições
Profissionais
até 30 de Abril - 60€
a partir de 30 de Abril - 80€
Estudantes
até 30 de Abril - 40€
a partir de 30 de Abril - 60€
faça o download da ficha de inscrição em
http://www.fundacaorenascer.pt/noticias_detail.php?aID=221
Informações
Peça mais informações através dos telefones
21 7816090 / 91 9937388
ou por mail
geral@fundacaorenascer.pt
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário