Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Longevidade



Pouca gente consegue chegar a idade que a Maria de Jesus chegou aos 115 anos.
Comecemos por patamares:
Ao cinquentenário muita gente consegue chegar, até o meu pai já conseguiu.
A sexagenário também muita gente consegue lá consegue chegar entre os quais o sr: Agostinho.
Á idade da reforma ainda muita gente consegue lá chegar como o irmão da minha mãe.
Ao septuagénario ainda muita gente lá consegue chegar , pois a esperança média de vida cá em Portugal é superior entre os septuagenários, estão o pai da Lourdes e o Pinto da Costa.
Ao octogenário ainda lá conseguem chegar milhares de pessoas entre as quais, o Papa Bento XVI e o pólitico Mário Soares.
Ao nonagenário já não há muita gente que consiga lá chegar ainda assim Nelson Mandela antigo presidente da África do Sul já chegou lá.
Ao centenário pouca gente lá chega ainda assim o realizador Manuel de Oliveira já lá consegui chegar.
Ao supercentenário(#) já muito pouca gente lá consegue chegar, ainda assim há pelo menos três portugueses na lista .
Maria de Jesus passou a ser a pessoa mais velha de Portugal em 2005, depois do felecimento de Maria do Couto Maia Lopes e passa a mais velha da Europa em 2006 e depois do falecimento de Camille Loiseau e a pessoa mais velha do mundo desde finais de Novembro depois do falecimento da Norte Americana Edna Parker.Isto tudo é brilhante, melhor do que isto só mesmo batendo o recorde do Guiness que é chegar a idade onde ainda ninguém conseguiu chegar.
Durante pouco mais de um mês desde fins de Novembro de 2008 até ao dia 2 de Janeiro de 2009 Maria de Jesus foi a decana(*) da humanidade
Das pessoas que se podem dar ao luxo de terem sido as pessoas mais velhas do mundo, a Maria de Jesus é a única que aparece na lista até agora.
Maria de Jesus passou a ser a pessoa mais velha do mundo depois do falecimento de uma norte americana, e depois do falecimento da Maria de Jesus a pessoa mais velha do mundo passou mais uma vez a ser uma norte americana.
Isto quer dizer que os norte americanos vivem muito tempo,.Agora na lista de pessoas supercentenárias aparece lá apenas um Português
(#)-Nome que se dá a uma pessoa que atinge os 110 anos
(*)Nome que se dá a pessoa mais velha do mundo.

6 comentários:

impsp disse...

Querida Mina adorei ler as tuas reflexões, bem como as do Bruno. És uma mãe fantástica, uma verdadeira mãe "fogareiro". O teu Bruno, pode considerar-se um ser muito feliz, por ter-te como mãe, e se eu sei como nós os amamos. Bem, agora vou-me embpra, pois estes minutos foram muito intensos. Milhões de beijinhos para os dois, que bem merecem. FORÇA.

Mrs_Noris disse...

Bruno,
Adorei esta tua interessante pesquisa. Não quis acreditar que o Papa já era octagenário, até fui à Wikipédia (lol)! Está realmente bem conservado.
Sabes qual é o segredo da longevidade?
Um beijinho.

Mina disse...

Amiga Isabel
Adorei que tivesses vindo,obrigada pela tuas palavras que me encheram o coração, e eu sou apenas mãe tal como tu, que temos na nossa vida um bem precioso que são os nossos filhos, e quando eles tem estas limitações procuramos forças, e tu minha amiga foste, e, és, uma mãe cheia de força, que Deus também te pôs á prova, e tu superaste, e o nosso lindo menino mantêm-se vivo nos nossos coraçãos. Pronto já estou a chorar só de me lembrar dos sorrisos dele...Devia estar contente ,mas é a saudade...
Muitos Beijinhos tbm para vocês

Mina disse...

Noris
Pois amiga , só que é informacão a mais para aquela cabecita, e o problema é que não fica, só, registada na wikipiédia, tbm fica no "disco" do Bruno que depois está cheio e fica baralhado, não elimina conteúdos, á medida que o tempo passa vai tendo mais dificuldade em ir busca-los, o que lhe causa alguma frustraçao. O segredo para a longevidade? Querias!?...( lool) tbm eu, mas quando souber eu partilho, desde que seja com qualidade
beijinhos

LuisaB disse...

Olá Bruno
Gostei muito do teu post e texto cheio de estatística, aqui o Bruno quase fazia logo uma tabela.

E que pensas tu sobre essa longevidade?
Achas que viver assim tantos anos será bom ou as pessoas andam ali cheias de dores que queriam era partir mais cedito?

Nem, mas como constatas...nós não podemos ser nem ter sempre o que queremos ou como desejamos ou seja, as pessoas envelhecem ,ficam com rugas e olha que o Pinto da Costa não deve gostar nada da idade que tem, ele se pudesse não saía dos 40 ou 50 depois digo-te em segredo porquê não vá ele saber que somos benfiquistas e chatear-nos ehehe.
Hoje não deixo muito mais senão cansas a ler ok?

P.S quando precisares de canetas, lápis ou outras coisas assim novas diz que a "titi virtual" manda para aí umas dezenas delas.Vou aqui aos industriais e peço umas quantas a cada um , certo?

E quando estiver calorzinho vamos combinar umas voltinhas de vouguinha já viste os textos do meu filho e da linha do Vouguinha?

Jinhos

Mina disse...

Luísa
Ainda esperei que o Bruno respondesse, como as perguntas eram directamente formuladas a ele.
Mas como ele , não o fez , a mãe como "gestora" (lol) do blog responde:Quanto á receita da longevidade é como disse a Noris tbm nós queriamos a receita. No entanto e como eu digo sempre ao Bruno prefiro qualidade de vida do que quantidade de vida. Mas ele como ainda é novo ainda não pensa muito nisso, mas a morte assusta-o.
Quanto a canetas amiga ele tem "montes" delas, mas há dias que falta uma, sobre elas falaremos noutro post(lol).
Ainda sobre a viagem de Vouguinha ou outro comboio, vamos nessa...rss
bjocas