Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

" A ver passar comboios":)))


Eu gosto de escrever a história dos caminhos de ferro cá em Portugal ao longo dos vários anos foram extintos apeadeiros, linhas encerradas e em parte delas foi construído um metroplitano, eu também gosto de eléctricos, teleférico, elevadores, ascensores, SATU etc.
Alguns dos apeadeiros que recentemente desapareceram foram a Quinta das Torres-Linha da Azambuja, Alcainça Moinhos-Linha do Oeste, Bouro-Linha do Oeste.
No final dos anos 80, princípios dos anos 90 foram desactivadas as linhas do Dão, Sabor etc.
A linha do Corgo entre Vila Real e Chaves também foi desactivada bem como a linha do Douro entre o Pocinho e Barca d'Alva.
Em 2009 foram encerradas na sua totalidade a linha do Corgo e do Tamega, o mesmo aconteceu em 2008 com a linha do Tua, mas esta foi por causa de haver descarrilamentos.
A linha da Beira baixa está encerrada entre a Guarda e a Covilhã.
Parece-me que também foi desactivada uma linha ferroviária entre a Figueira da Foz e Cantanhede.
Na linha do Tua na zona de Mirandela, há agora o metro de superfície e o Ramal da Lousã entre a Lousã e Coimbra vai ser substituída pelo metro do Mondego.
Ainda há alguns ramais que existem mas apenas passam lá comboios de mercadorias como é o caso de entre Martingança e uma zona industrial, também fala num ramal de Rio Maior que ligava Rio Maior a Santarém e um ramal qualquer que ligava Braga a Monção passando por Ponte de Lima, mas agora reabriu a linha de Leixões, e daquilo que eu estive a pesquisar hoje na Internet sobre as linhas férreas.
Outro ramal onde passam comboios de mercadorias é nas minas de São Domingos.
Isto é aquilo que eu me lembro daquilo que estive a pesquisar esta tarde sobre a história dos caminhos de ferro em Portugal e para ficar informado eu vou ficar com uma lista das linhas antigas de comboios cá de Portugal como o comboio do Monte na Ilha da Madeira, entre outros.

Bruno.V 29/08/2010

Este foi o pedido feito à mãe: Para eu poder consultar os horários dos comboios mais facilmente sem ter de ir para a Internet, eu agradecia que me deixasses guardar na minha "pen" todos os horários dos comboios porque assim como os horários dos comboios guardados na minha "pen" eu já os posso consultar noutro computador. Obrigado.

Bruno.V 28/08/2010

Aqui está mais um trabalho profundo:))) do meu rapaz!...
Curiosamente faz as pesquisas e não regista na sua maioria os dados, fixa-os e depois transcreve-os para o papel, e depois cabe à mãe a transição para o PC, que finalmente rescrevi!...
Mãe Mina O2/09/2010

2 comentários:

AvoGi disse...

e fala no comboio do monte da madeira, que giro. e que pesquisa. kis :)

Mina disse...

Avogi
Também se lembrou das amigas da Madeira xD
Afinal a Noris anda mal informada , dizia que não havia comboios lool
Eu sinceramente também não os vi, a não ser que se tenham transformado em teleférico...
Que nesse nós descemos.
bjocas