Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Vamos lá limpar as lágrimas, e arregaçar as mangas!

Pelo menos um cidadão, no mundo, se mostra preocupado, com Autismo, e com as suas famílias.

Esse sim! o porta voz da nossa causa, e, é nele, que deposito enormes esperanças para a Conscencialização  do autismo. o senhor secretário geral da ONU, que tem promovido e sido voz activa nesta causa. Obrigado

O que não quer dizer, e , é de extrema importância os cidadãos comuns, também promover o conhecimento desta perturbação que afecta 70 Milhões

Escrevi, este pequeno excerto, aquando do dia internacional, para a conscencialização, para o autismo, perante a indiferença, do nosso poder autárquico, e também do poder central, ficou na gaveta, este tempo todo.
Como, continuamos com mais do mesmo, alerto a população, porque conscencializar, não se faz apenas num dia.
E as perturbações do espectro do autismo, estão presentes , o ano todo.

Abril 2013 (Mina)

Declaração de 2013
Do Sr: Secretário-Geral das Nações Unidas - Ban Ki-moon


Dia Mundial com autismo tem conseguido concentrar maior atenção internacional sobre o autismo e outros transtornos de desenvolvimento que afectam milhões de pessoas em todo o mundo

Na actual sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas adoptou uma resolução sobre esta questão, demonstrando o compromisso de ajudar os indivíduos e famílias afectadas. A resolução encoraja os Estados-Membros e outros, para intensificar a investigação e expandir seus serviços de saúde, educação, emprego e outros serviços essenciais.

A Directoria Executiva da Assembleia Mundial de Saúde também vai abordar a questão dos distúrbios do espectro do autismo, em sua próxima sessão, a ser realizada em maio.

Este foco internacional é essencial para resolver a questão do estigma, a falta de consciência e de estruturas de apoio insuficientes. A pesquisa actual indica que as intervenções precoces podem ajudar as pessoas com autismo fazer melhorias significativas em suas habilidades. Agora é o momento de trabalhar para uma sociedade mais inclusiva, destacando os talentos das pessoas afectadas e assegurar que há oportunidades para que eles desenvolvam seu potencial.

A Assembleia Geral vai realizar uma reunião de alto nível em 23 de Setembro, a fim de resolver a situação de mais de um bilião de pessoas com deficiência, incluindo as pessoas com transtornos do espectro do autismo. Espero que os líderes vão aproveitar esta oportunidade para fazer uma contribuição construtiva que serve para ajudar as pessoas e da humanidade como um todo.

Vamos trabalhar em conjunto com as pessoas com transtornos do espectro do autismo, ajudando-os a crescer suas habilidades e enfrentar os desafios que enfrentam para levar uma vida produtiva que merecem, como um direito inalienável.


Para terminar discurso do nosso embaixador
A tradução, é do Google, mas percebesse bem, a Mensagem

 
Não encontro, agora a fonte, desta noticia, se alguém souber agradeço, que me indiquem.
Obrigado

6 comentários:

São disse...

Mina, o Poder em Portugal não se importa minimamnete com as pessoas nem com as dificuldades que têm!

É só olhar para os cortes e para as acusações a fim de dividir para reinar...e ainda existem , desgraçadamente, pessoas que se deixam ir no engano e outras que até apoiam!!

Abraço grande para vós

Laços e Rendas de Nós disse...


Haja uma voz que se erga!

Beijos

Laura

Fê blue bird disse...

Uma voz com poder para pelo menos teres alguma esperança amiga Mina.

Lutar contra a descriminação num país em que tudo se está a desmoronar é uma luta que requer muita coragem e um grande AMOR!

Beijinho solidário SEMPRE!

Mina disse...

São

Isto, já estava escrito, algum tempo, mas infelizmente , estes temas, não perdem a validade.
na altura em que escrevi, aquelas curtas palavras, queria , fazer lembrar ao senhor Dr: vereador da educação, actual presidente da Câmara, o quanto ele é pequeno, já que ele julga-se o maior, perante uma figura de estado internacional.
Claro, que é uma coisa, para a qual ele se está a borrifar, e assim continuará.

Estamos, agora perante o abandono, das NEE, por parte do poder central,tudo se conjuga.
Tudo misturado, no mesmo saco :(
Enfim....... Beijinhos

Mina disse...

Laura

A Voz ergue-se, mas a politica economicista, não ouve.
Nem é economicista, é mais de falta de valores, que não, poupam nada em , não zelar e criar condições dignas, ás pessoas, com maiores necessidades.
Beijinhos

Mina disse...

Oh! Prima Fê

Quando , não ouvem esta voz , com poder.

Como é que hão-de ouvir os "borra, botas" como nós.

Só, mesmo uma grande dose de loucura e amor, nos faz , ainda tentar , mudar.

Beijinhos