Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Dia internacional de síndrome de Asperger!!!

O síndrome de Asperger ou o transtorno de Asperger ou ainda Desordem de Asperger é um síndrome que está relacionado com o autismo, diferenciando-se deste por não comportar nenhum “atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou de linguagem”. O termo “síndrome de Asperger” foi utilizado pela primeira vez por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma honrar Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990, mais precisamente em 1994 no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, na sua quarta edição.

Suspeita-se que Albert Einstein, o físico Isaac Newton, o compositor Mozart e o pintor renascentista Miguel Ângelo também fossem portadores da síndrome, além do cineasta Stanley Kubrick e do filósofo Wittgenstein, bem como Andy Warhol. Outra Asperger de sucesso chama-se Temple Grandin, nos Estados Unidos, uma engenheira e zoóloga, professora universitária. Outro Asperger de sucesso é Syd Barret, vocalista, guitarrista e compositor do Pink Floyd, que devido ao Síndrome de Asperger, viria a só participar no primeiro álbum (maioritariamente) e, minoritariamente, no segundo álbum da banda. Também o vocalista da banda australiana The Vines, Craig Nicholls, foi diagnosticado com a síndrome. Nicholls catalisa toda a sua inteligência na música, criando climas energéticos e totalmente psicadélicos, estando, no entanto, afastado de quase todo o relacionamento social.
Características
Interesses específicos ou preocupações com um tema em detrimento de outras actividades;
Rituais ou comportamentos repetitivos;
Peculiaridades na fala e na linguagem;
Padrões de pensamento lógico/técnico extensivo (às vezes comparado com os traços de personalidade do personagem Spock de Jornada nas Estrelas);
Comportamento socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interacção inter pessoal;
Problemas com comunicação não-verbal;
Transtornos motores, movimentos desajeitados e descoordenados.
Sinais de Alerta
1. Dificuldade em ler as mensagens sociais e emocionais dos olhares – portadores de SA geralmente não olham nos olhos, e quando olham, não os conseguem “ler”.
2. Interpretar literalmente – indivíduos com SA têm dificuldade em interpretar coloquialismos, ironia, gírias, sarcasmo e metáforas.
3. Ser considerado rude e ofensivo – propensos a um comportamento egocêntrico, os Aspergers não captam indirectas e sinais de alertas de que seu comportamento é inadequado à situação social.
4. Honestidade - portadores de Asperger são geralmente considerados “honestos demais” e têm dificuldade em enganar ou mentir, mesmo às custas de magoar alguém.
5. Percepção de erros sociais – à medida que os Aspergers amadurecem e se tornam cientes de sua “cegueira emocional”, começam a temer cometer novos erros no comportamento social, e a autocrítica em relação a isso pode crescer a ponto de se tornar numa fobia.
6. Paranóia – por causa da “cegueira emocional”, pessoas com SA têm problemas para distinguir a diferença entre as atitudes deliberadas ou casuais dos outros, o que por sua vez pode gerar uma paranóia.
7. Lidar com conflitos – ser incapaz de entender outros pontos de vista pode levar a inflexibilidade e a uma incapacidade de negociar soluções de conflitos. Uma vez que o conflito se resolva, o remorso pode não ser evidente.
8. Consciência de magoar os outros – uma falta de empatia em geral leva a comportamentos ofensivos ou insensíveis não-intencionais.
9. Consolar os outros – como carecem de intuição sobre os sentimentos alheios, pessoas com SA têm pouca noção sobre como consolar alguém.
10. Reconhecer sinais de enfado – a incapacidade de entender os interesses alheios pode levar Aspergers a serem bastante desatentos e geralmente não percebem quando o seu interlocutor está entediado ou desinteressado.
11. Introspecção e auto-consciência – os indivíduos com SA têm dificuldade de entender os seus próprios sentimentos ou o seu impacto nos sentimentos alheios.
12. Vestuário e higiene pessoal – pessoas com SA tendem a ser menos afectadas pela pressão dos semelhantes do que outras. Como resultado, geralmente fazem tudo da maneira que acham mais confortável, sem se importar com a opinião alheia. Isto é válido principalmente em relação à forma como se vestem e aos cuidados com a própria aparência.
13. Amor e rancor – como os Aspergers reagem mais pragmaticamente do que emocionalmente, as suas expressões de afecto e rancor são em geral curtas e fracas.
14. Compreensão de embaraço e passo em falso – apesar do fato de pessoas com SA terem compreensão intelectual de constrangimento e gafes, são incapazes de aplicar estes conceitos no nível emocional.
15. Lidar com críticas – pessoas com SA sentem-se forçosamente compelidas a corrigir erros, mesmo quando são cometidos por pessoas em posição de autoridade, como um professor ou um chefe. Por isto, podem parecer imprudentemente ofensivos.
15. Velocidade e qualidade do processamento das relações sociais – como respondem às interacções sociais com a razão e não com a intuição, os portadores de SA tendem a processar informações de relacionamento muito mais lentamente do que o normal, levando a pausas ou demoras desproporcionais e incómodas.
16. Exaustão – quando um indivíduo com SA começa a entender o processo de abstracção, precisa treinar um esforço deliberado e repetitivo para processar informações de outra maneira. Isto muito frequentemente leva a exaustão mental.
Fonte:http://www.amar-ela.com/sindrome-de-asperger

Deixo aqui a informação da Wikipédia, aqui

10 comentários:

Fê blue bird disse...

Prima Mina:
Ainda hoje ouvi na rádio, falarem da falta de apoios que os pais e os portadores da síndrome têm no nosso país, particularmente nas regiões mais distantes os centros urbanos.
Talvez o assunto me passasse despercebido se não me tivesse "relacionado" aqui contigo e com a Atena, duas amigas muito queridas e especiais para mim.

beijinhos e bom fim de semana

Homesick Green Alien disse...

Soube, por mera coincidência da efeméride. Enquanto esperava por um cliente, vi uma entrevista à presidente da APSA num canal de Tv (já não recordo qual). Faltariam poucos minutoas para as 10 da manhã.

Lembrei-me logo de um par de blogues muito especias, neste dia especial. Assim sendo, mesmo sem tempo para me coçar, hoje tinha de passar por aqui a deixar um forte incentivo.


Bj, Mina. Gde abraço, Bruno.

Mina disse...

Obrigada Prima Fê!!!
Este é apenas mais um dia para lembrar...
Não estive atenta o dia todo, mas pouco ouvi falar no Bom Dia ouvi uns 3 minutos, que estava na hora de levar a filha à escola...
Obrigada também pelo interesse, pelo se pode ler não é fácil, e não á meios...
E em adultos pior, já há algum informação e apoio dentro da escolaridade...
bjinhos
bjinhos

Mina disse...

Green
Obrigado, por disponilizar um bocadinho p'ra nós e não só neste dia mas em todos contamos consigo e com toda a sociedade, para melhor entendimento destes cidadães. Que tem estes traços complicados...
Bjinhos
Vou tentar indagar onde foi a entrevista, pelo horário:-)

Homesick Green Alien disse...

Mina:

Já sei. Foi na TVI.

Outros famosos com suspeita de SA:

Tim Burton - genial realizador, com uma cinematografia muito peculiar. Os filmes dele são típicos e inconfundíveis, tds mt ‘burtianos’.

Vincent Van Gogh - pintor simplesmente genial. O maior dos impressionistas. Vendeu um único quadro em vida. E um inadaptado: cortou a orelha e mais tarde cortou a própria vida. A sua obra é eterna.

Bill Gates – criador da Microsoft.

Apenas suspeitas, mas não se livram de partilhar traços mt comuns aos aspies…

Bj

AvoGi disse...

nao vi, mas basta ler este post para se perceber e bem a síndroma.
como sempre
kis :=) BFSEMANA

Mina disse...

Green
Já andei a pesquisar mas videos da Tvi é dificil encontrar :-)
Consegui rever uns minutos no Bom Dia Portugal da RTP 1...
Eu pessoalmente não gosto muito das analogias aos génios da SA, que são uma minoria, e podem criar falsas expectativas aos pais...
E falo isto porque eu sem saber que o meu filho tinha esta síndrome, o primeiro diagnóstico passou por sobredotado, também sonhei alto...
De vez enquanto é preciso aterrar...
Bjinhos e obrigado pela dica

Mina disse...

Avogi
Esta informação, não foi escrita por mim...Encontrei aqui na net. Mas claro que só coloquei porque me identifico com ela.
Está lá tudo menos a prática:-)
bjinhos e bom fim de semana

Anónimo disse...

J'aime vraiment votre article. J'ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

Mon francais n'est pas tres bon, je suis de l'Allemagne.

Mon blog:
rachat credit conso puis simulation Rachat de credit

Mina disse...

Anonimo
Merci pour votre commentaire...
Revenez souvent...
bisous