Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 20 de março de 2009

Política...! E Autismo não tem nada a ver...!



A minha cabeça esteve erupção, nem sei se perderei a razão...
Mas política e autismo, não ligam não!...
Devo referir que sou politicamente descrente, céptica e até ignorante, na minha misera opinião de pessoa mal informada, acho que é tudo a mesma política, só mudam os rostos. E infelizmente acho que como eu muitas pessoas deixaram de acreditar, e fico por aqui .
Porque este é um assunto, que me transcende .
Agora quando fazem ligações de que um governo está autista, isso já me inquieta, e muito.
Tal como eu não entendo nada de politica, parece-me que os políticos nada entendem de autismo.
Não que eu saiba muito sobre o autismo, sei que no mínimo um autista , nunca permitiria que a verdade de hoje fosse mentira amanhã ou menos verdade, nem conseguiria fazer promessas para não cumprir, entre outras estratégias que se usam na política e que fazem parte dela.(julgo eu)
Um autista é o ser mais puro do universo, e se calhar até teríamos melhor política, se em vez de usarem os autistas ,os utilizassem e olham-se como gente, teríamos certamente uma política mais justa.
Devo ainda referir que não represento nenhuma associação ou colectividade, embora seja sócia e apenas isso, de várias desde solidariedade social, até culturais recreativas e desportivas...
Represento-me a mim e a condição do meu filho com Síndrome de Asperger/com vertente de autismo de alto funcionamento e estou do lado dos familiares que discordam do uso abusivo do termo autista no discurso político.
Se calhar já deu para perceber o porquê deste discurso, e não é nada de pessoal ou partidário até porque não tenho nenhuma filiação política.
Mas dia 17/03/2009 nos nossos noticiários uma Líder partidária, referia-se a governação nos seguintes termos :"o governo socialista está autista". nem sei bem porquê, mas só apanhei esta frase no ar, e nem ouvi mais nada nem antes nem depois desta frase, por algum motivo eu a retive, e não podia deixar passar em claro.
Peço desculpa se de algum modo fui incorrecta, mas fiquei francamente enervada, até porque não é a primeira ,nem única pessoa a utiliza-la com este efeito...
E como os autistas de facto não se sabem defender, tem de haver alguém para o fazer .
Porque não usar a política com essa função?!...De protecção e integração dos verdadeiros autistas.
Pequena informação do que é o autismo transcrevi parte:
O que é autismo?
O autismo é uma disfunção, no desenvolvimento cerebral que tem origem na infância e persiste ao longo de toda a vida. Pode dar origem a uma grande variedade de expressões clínicas.
Clinicamente o autismo é considerado uma "perturbação global do desenvolvimento"
Ao dizermos que uma pessoa tem autismo- ou perturbação no espectro do autismo (PEA)- Estamos simultaneamente a afirmar que ela tem um conjunto de disfunções características nas áreas da interacção social da comunicação e do comportamento (ex: resistência á mudança; maneirismos motores; respostas atípicas ás experiências sensoriais)...
Informação retirada Dra :Rita Soares: APPDA-Lisboa 2006
apacdah.no.sapo.pt/TEACCH/Autismo.pdf

9 comentários:

Mina disse...

Só depois de ter escrito, fui confirmar se de facto tinha escutado bem, por isso aqui deixei o link, ainda fui verificar se haveria algumas "", mas mesmo com "" teria a mesma conotação, que não é só a Dra que usa este termo para denunciar uma má política, acho até que já faz parte do dicionário dos políticos de todos os quadrantes.
Espero que ajude a refletir, que esta relação não combina...

Mrs_Noris disse...

É um desrespeito. Oxalá o cuspo que atiram para o ar nunca lhes caia em cima. Pobres almas...

Mina disse...

Noris
Que fique bem claro, que não é nada pessoal contra a Sra. Dra, até porque defendo sempre o genero feminino e não é só ela a usar o termo para defenir políticas ou politicos menos atentos aos problemas da sociedade.
Defendo ainda mais quem faz alguma coisa pelos autistas, o que por agora ainda não vi resultados práticos.
Quero ter fé que venham a existir políticas que ajudem os autistas a integrar-se na verdadeira acepção da palavra, respeitando os seus limites e capacidades.
Não compactuo, com que acontença aos outros o que me acontece a mim.
Embora ache que quem tem, responsabilidades politicas a um nível superior, deva atender há verdadeira dimensão do que é o autismo, e o que as familías tem de percorrer para que os seus familiares sejam aceites pela sociedade.
E cometer "gafes" é humano, até o Sr. Presidente dos EUA as comete, que ainda a pouco num programa de humor se referia aos paraolímpicos, mas que teve a humildade de assumir o erro e pedir desculpa, este ser humano que é concerteza o homem mais poderoso do mundo tem toda a minha admiração, e desejo mundo que consiga devolver os valores ao mundo.
Quanto a Sra Dra, até teria o meu voto, (que já nem sei o que isso é), se objectivasse politicas para os autistas estarem inseridos(não é facíl), mas pode ser possível...

PDD-NOS (Menina) disse...

Também já me tinha apercebido desta nova.
Não é só politicos que referem ao Autismo como um adjectivo, mas também jornalistas.
Tenho o habito de ver os jornais online e descobri desde há uns tempos que politicos e jornalistas empregam a palavra autismo de qualquer forma deturpando o verdadeiro sentido da palavra.
Eu pessoalmente considero uma afronta enorme para todos nós Pais de crianças com PEA.
Não sei o que se passa na cabeça das pessoas, pois parecem confundir Autismo com Surdez.
Se o governo fosse Autista, então não mentia e compria as suas promessas e levava a honestidade até aos limites.
Anda tudo maluco.
bjs Bete

Mina disse...

Bete
Nem sei que me deu, até porque estas correlações já são antigas e feitas por várias pessoas e nas diferentes áreas ,e em diferentes discursos. Quando algo não funciona a culpa é do autismo, usando sempre o termo como adjectivo, para classificar o alheamento, e desse ponto de vista até que são de facto alheias as politicas ás condições daqueles que de facto sofrem na pele a discriminação de ser ou ter um familiar portador desta patologia, AUTISMO que é uma" doença", não uma maneira de querer ser ou estar.
Parece-me já um discurso filosófico da minha parte, não é sequer meu modo ser, querer misturar estes dois assuntos, que nem combinam, mas já que estes discursos são feitos por pessoas com responsabilidades no país que aproveitem e reflitam bem no termo e nas condições em que estes seres humanos vivem.
E aproveitem façam uma politica para TODOS. TODOS MESMO...
Não é um disertação para atingir ninguém, é apenas um alerta. E como mãe de um adulto que sempre se empenhou para que o filho fizesse parte da sociedade, vê-lo agora entregue a um CAO, é sentir que nada valeu a pena...
Bjocas

PDD-NOS (Menina) disse...

mandei um comentário à RTP e outro à sic ao programa nós por cá.

PDD-NOS (Menina) disse...

Mandei também um e-mail à APSA a pedir ajuda, pois eles como associação acabam por ter um peso superior.

Mina disse...

Bete
Deixou-me sem palavras, não pensei em usar os meios de comunicação social ou associações. até porque sou reservada e timida...
E este post não é própriamente uma acusação, é sim uma constatação e alerta para a condição dos autistas.
Esperando que alguém por aqui passasse e conseguisse refletir que o autismo não é um adjectivo.
Conte com a minha assinatura e com o meu testemunho, para o que for preciso.

Agora brincando um pouco com a situação que me deixa tensa, se o governo e assembleia há tantos "autistas", eu tenho aqui um a procura de emprego xd.
Bjocas

PDD-NOS (Menina) disse...

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/4047
Por favor assinem e divulgem esta petição.