Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 13 de março de 2009

Não consigo encontrar as coisas!...



Uma vez estávamos nós, nas vendas de Natal do Centro de Educação Especial, e minha mãe não conseguia encontrar a carteira.
Eu também muitas vezes quero encontrar as coisas e fico nervoso se não consigo.
Se os objectos falassem como as pessoas seria bem mais fácil a gente os encontrar.
A minha mãe liga para os telemóveis, muitas vezes para os conseguir encontrar, o mesmo não é possível fazer com as canetas ou com o corta-unhas ou com as "pen", entre outros objectos.
O corta-unhas é um objecto que me faz imensa falta, porque preciso dele para cortar as unhas das mãos, porque assim quando eu tiver muita comichão, já mais dificilmente faço feridas.
Eu gosto de cortar as minhas unhas com o corta-unhas, porque não gosto de as ter compridas.Nem ,só um bocadinho.
Eu gosto de cortar as unhas, porque se eu as deixar crescer elas podem encravar, como aconteceu com a C***** A********.
Eu também não gosto de ter o cabelo comprido porque incomoda-me nas orelhas. O cabelo comprido tapa-me as orelhas e eu não consigo ouvir.
Quando o Bruno tomou a decisão link

8 comentários:

Mina disse...

O Bruno conseguiu vencer a luta de roer as unhas, que foi uma dependência que o acompanhou, durante longos anos.
Agora passou a estar dependente do corta unhas, porque continua a ter as unhas tão rasas que eu nem sei como não se magoa, o aspecto é o mesmo que quando as roía, que nem uma pele pode ver.
Tem a vantagem de não colocar aquele pó no estomago. mas o corta unhas passou a ser um objecto muito importante, só para as unhas das mãos, que as dos pés continua a ser a mãe a ter de cortar e não tem importância se estiverem grandes, essas não o preocupam.
Vá lá a gente entender estas fixações?!...

Mrs_Noris disse...

Bruno,
Perder uma carteira com dinheiro e documentos é uma grande chatice e dá-nos imensa preocupação. Uma vez roubaram a minha quando viajava de pé num autocarro em Lisboa. Quando me dei conta que tinha sido roubada entrei num desespero completo. Espero que nunca percas a tua.
Já o corta-unhas não desaparece assim sem mais, podes não encontrá-lo logo, mas sabes certamente que está algures em tua casa e que é apenas uma questão de relaxar e procurar melhor.
Acho também que fazes mal em cortar as unhas tão rente, deve-se deixar sempre uma fina borda de unha livre para evitar que ela se descole do sabugo (irra, que até me arrepiei). Se fizeres isto, daqui a algum tempo terás um sabugo maior e umas unhas mais bonitas.
Para não encravarem, as unhas devem ser cortadas quadradas e não rentes. ;)
Parabéns pela tua persistência. És um herói.
Uma beijoka grande.

r.filgueira disse...

Tenho um par de coisas que realmente gosto de saber adonde estao. Tento guardar las sempre no mesmo sitio, mas as mais pequenitas tenho um truco - se reparares o corta unhas teem um buraco - passa por ai uma grade fita de uma cor garrida - assim é mais facil de visualizar lo

ps.- a minha USB teem uma grande fita violeta;sei sempre adonde esta :)
Tb deixei um vicio (fumar) ha 2 anos

Mina disse...

Noris
Por muito estranho que possa parecer, o valor que o Bruno dá a uma carteira com documentos e dinheiro é o mesmo que dá a um corta unhas, esferográfica ou "pen",ou algum objecto que lhe faça falta. A noção do valor é igual seja para aquilo que for...
È super desprendido de valores materiais, o dinheiro por exemplo serve apenas para o que lhe interessa em determinada altura,: nesta altura dispenderia em livros sobre localidades assim sem conta nem medida, até já andou a pesquisar os livros de uma editora e a fazer os cálculos, e já tinha um pecúlio para gastar de 400 euros e a morada da editora XD.
Em relação ás unhas também fico baralhada, que com o medo que ele tem de objectos cortantes, ele consiga ter as unhas daquele tamanho, sem se ferir. Mas pelo menos esta técnica, já evita algumas infecções internas, ele ainda ontem se lembrou de mais uma a garganta que se ressentia com o pó das unhas.
Bjocas

Mina disse...

Filgueira

São boas as dicas, e até já utilizamos algumas a fita na USB, mas não impede de ele não a encontrar, porque o quarto deste rapaz está sempre numa autentica bagunça de papel e livros por tudo , quanto é sitio, embora ele limite aquele espaço não é facíl encontrar as coisas,naquele "entulho", ainda para mais quando fica logo em "modo" acelarado e nem procura, grita como se os objectos o ouvissem e aparecessem...

Foi uma boa ideia deixar o vicio de fumar, a mim também me acompanhou decádas, e é de difícil libertação, também o abandonei á quase 2 anos fisicamente, mas psicologicamente acho que me vai continuar a acompanhar há que continuar a resistir.
Bjocas

Luz de Estrelas disse...

Olá Bruno. Deves ter sempre as unhas cortadas e limpas, mas não exageres que ainda te magoas! Quanto ao cabelo, se gostas dele curto, ainda melhor! Tens menos calor agora que o tempo quente está a chegar. Quanto ao teu assunto de perder objectos, havia uns porta- chaves que as pessoas assobiavam e ele reagia ao assobio. Apitava, se bem me lembro. Assim era impossível as pessoas não saberem onde estão as chaves do carro ou de casa!

Um beijo

Mina disse...

Luz
Até a mim me impressiona o facto dele ter as unhas sempre tão rasas,eu julgo que terá a ver com a força do hábito, e fazer parte da sindrome mantêr esta rigidez até neste pequeno promenor, já fico felicíssima de ter deixado de as roer que eu achava tarefa quase impossível é mesmo um valente.
Também gostava de um apito desses, que me indicasse as chaves e até os ocúlos XD

Mina disse...

Bjocas para a Luz, estava sem o apito lool, secalhar tambem dava jeito para o pensamento rsss