Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

terça-feira, 31 de março de 2009

Ansiedade Generalizada


Pode evoluir para um quadro de depressão.
Comum em todos os seres humanos, independentemente da idade ou do género, a ansiedade é uma emoção absolutamente normal, que se pode manifestar de diferentes maneiras e perante factores desencadeantes distintos. De acordo com o psicólogo e psicanalista José Carlos Coelho Rosa " a ansiedade mais não é do que um sentimento de medo, pelo que em si mesma, não pode ser considerada doença. No fundo trata-se de uma emoção que todas as pessoas já experimentaram, o problema é enquanto umas pessoas vivem as suas ansiedades de forma controlada, e relativizada, outras há que não conseguem controlar esta emoção e , nesses casos devem procurar a ajuda de um especialista". Quando a ansiedade se torna frequente e começa a interferir com a qualidade de vida das pessoas dizemos que estamos perante uma ansiedade generalizada, que se manifesta sobretudo num estado de tensão e de inquietude permanente, sem que exista um acontecimento concreto que o possa explicar. Nestes casos a ansiedade é geralmente acompanhada por várias manifestações físicas tais como palpitações, sensação de aperto no estômago, transpiração, dores de cabeça, secura na boca entre outras, o que faz com que possamos afirmar que estamos perante uma sensação de angústia. " A angústia é um estado emocional pior, porque é uma ansiedade que não tem nome. È quando uma pessoa já acorda a sentir-se mal com tudo o que a rodeia e com medo não sabe de quê" explica José Carlos Coelho Rosa.
No fundo existem diferentes níveis de ansiedade, que vão desde uma ansiedade considerada normal e pontual, até uma ansiedade generalizada passando pela fobia, pela perturbação obsessivo-compulsivo, pelos ataques de pânico e pelo stress pós-traumático. Contudo, "é possível aprender a lidar com a ansiedade", tranquiliza o especialista, "nomeadamente através de uma ajuda do exterior de alguns especialistas, tais como psicólogos psicanalistas ou psiquiatras, entre outros. O importante é ajudar as pessoas a perceberem que nem tudo o que está ao seu redor depende delas". O problema adverte José Carlos Coelho Rosa, é que "muitas vezes a ansiedade não é apenas endógena, não é só algo que vem de dentro, é provocada por acontecimentos externos. Se vivemos numa sociedade em que os próprios governantes criam situações de medo não assumindo com a verdade o actual quadro económico-social em que vivemos é natural que as pessoas se sintam inseguras e que ansiedade aumente". Sentir medo é normal, o que faz a diferença é a maneira como cada pessoa lida com o sentimento. " Quando a ansiedade passa a ser inibidora e não permite que as pessoas vivam a sua vida com qualidade, então está na altura de procurar ajuda, para perceberem o porquê dessa ansiedade e para tentarem aprender a controlá-la", diz o psicanalista. Mas nem todas as situações de ansiedade são fáceis de controlar, o que faz com que a ansiedade seja uma das causas que pode conduzir a quadros clínicos mais graves, de que é exemplo a depressão. " Uma pessoa ansiosa é alguém que não consegue viver a vida tranquilamente e se sente permanentemente frustrada com o seu próprio sentimento de ansiedade, o que frequentemente deprime, tal é o acumular de frustrações", salienta José Carlos Coelho Rosa, acrescentando que " não se pode afirmar com certeza que hoje em dia existam mais casos de ansiedade ou depressão do que no passado, o que posso concluir da minha experiência clínica é que as pessoas têm menos resistência á frustração". A ansiedade está sobretudo relacionada com a insegurança. "O que cria a ansiedade são sempre circunstâncias novas ou desconhecidas que podem afectar tanto as crianças como adultos, homens ou mulheres, sendo que encararmos a vida com segurança e com naturalidade é meio caminho andado para reduzir a ansiedade até ao nível suportável, que não interfira com a nossa qualidade de vida", conclui o psicanalista. O importante é que as pessoas percebam que a maior parte das ansiedades patológicas são susceptíveis de melhoramentos consideráveis, permitindo-lhes ter uma vida dita normal.
Informação retirada da Dica de 02.04.2009

Achei muito interessante e se calhar toca, a muitos dos pais de filhos com síndrome de asperger/ autistas o sentimento de insegurança e impotência quanto ao futuro dos nossos filhos. Pelo menos em mim gera este sentimento de ansiedade...Não quer dizer que o resto das pessoas estejam imunes.

10 comentários:

Estrunfina disse...

Olá!

É um sentimento que a mim não passa nada ao lado. Tento, tal como aconselhado no artigo, manter-me serena e acreditar no futuro mas há alturas em que penso que estou mesmo lá na beirinha do esgotamento.

Beijinhos tranquilos

Mina disse...

Estrumpfina

Acho que cada dia mais, estamos a deparar-nos com as nossas fragilidades e dificuldades este quadro tambem me è muito familiar , até porque não consigo estar de outra forma o sentimento faz até parte do meu racíocinio. O que ás vezes não é bom e a racionalidade vai-se esbatendo.
Mas tambem só sofre quem ama, talvez por isso eu ás vezes ande nesta corda "bamba", da ansiedade , mas tento encarar tudo com algum sentido de humor para não "derrapar".
Bjocas

Mrs_Noris disse...

Uma baboseira para uns pode ser um motivo de grande ansiedade para outros. As coisas têm o peso que cada um lhes dá. Hoje tive de desmarcar alguns compromissos profissionais porque a minha mãe, que era suposto ficar com o neto, teve uma crise de stress, exactamente porque ia de ficar com o neto e porque tinha a empregada em casa para orientar. Nem dormiu só a pensar na "prisão" que ia ser o dia de hoje. Não trabalha, vive mesmo ao lado, quase que vive connosco. Conclusão: tenho uma falta para justificar. No passa nada!

Mina disse...

Noris
É mesmo isso, cada um tem a sua medida na ansiedade, e qui ça o peso da responsabilidade na avó não lhe provocou esse estado. Ah! e a "menina" também ficou ansiosa por estar a contar com a avó, e ter desmarcar os compromissos, resumindo ficaram as duas xd
Quando não a conseguimos controlar já é um estado patológico.
E fico terrivelmente ansiosa quando tenho de sair de casa e até fico obsessiva ou compulsiva, para saber se desligo tudo se levo tudo o que é necessário, porque só conto com a minha cabeça, que os outros 4 estão dependentes de mim.
Veja só que a filha ia renovar o BI, e nem sequer o levava quando eu andei a insistir na véspera e no dia, levas o BI?!... Há dois dias que vamos ao banco tratar de um assunto, um dia um não leva documentos, no outro dia é o outro. Enfim e dp a culpa é sempre minha.Não dá para ficar imune, e a ansiedade sobe...
Bjocas

Mina disse...

Afinal a ansiedade anda mesmo generalizada , não sou só eu a precisar de ansioliticos, já fui a três farmácias e está esgotado um ansiolitico que tomo ocasionalmente ( naqueles dias em que o tecto abana) xd...

Anónimo disse...

Concentrem-se em vocês próprios, no vosso eu interior, a vossa essência, e não irão mais sofrer de ansiedade, porque todos nós somos parte da natureza.

Felicidades.

Mina disse...

Caro/a anónimo

Obrigado/a pelo pelo conselho sábio, aqui deixado.
Embora eu ache que a ansiedade controlada, é uma especíe de adrenalina, que nos faz movimentar...
Felicidades também para si, e um abraço

rosa disse...

sofro de ansiedade, e tomo rivotril, que ajuda ,ajuda mas prefiria nao precisar dele

Mina disse...

Rosa
O importante é sentir-mo-nos bem.
E ás vezes uma dose de ansiolitico acalma a tensão e até o panico que se cria a volta de uma situação que provoca ansiedade.
Eu, não sou exemplo, porque felizmente não tomo com regularidade,até porque tenho muito medo da habituação que esses fármacos possam causar.
Mas quando, há vantagens também, e quem sabe a Rosa, brevemente deixar de necessitar deles, com ajuda médica poderá fazer o "desmame".
As suas melhoras, rápidas....
bjocas

Anónimo disse...

Oi bonito post , adorei bastante, secalhar poderiamos fcar amigos de blog :) lol!
Tirando as piadas chamo-me Felipe, e assim como tu publico blogs se bem que o tema domeu blogue é muito distinto deste....
Eu faço blogues de poker que falam de bónus grátis sem teres de por do teu bolso......
Apreciei muito aquilo vi escrito!