Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 23 de junho de 2013

" A precipitação"


Eu hoje vou falar na precipitação.
Porque razão chove mais nuns sítios e menos noutros?
Porque razão chove normalmente mais no Norte do país do que no Sul?
Porque razão chove mais na vertente norte da ilha da Madeira do que na vertente Sul?
Porque razão em Espanha chove mais em Santander e Bilbau do que em Valência ou Almeria?
Porque razão chove mais no Sul do Mali ou do Chade ou do Níger ou do Sudão do que no Norte?
Porque razão em Havana ou Varadero chove mais do que em Santiago de Cuba ou Guantanamo?
Porque razão no Panamá e na Costa Rica chove mais na costa do Mar das Caraíbas do que na Costa do Pacifico?
Porque razão no México chove mais em Cancun do que na Ciudad Juarez?
Porque razão na Líbia e no Egipto as escassas chuvas ocorrem sobretudo na costa do mediterraneo?
Porque razão chove em Las Vegas menos do que no resto dos Estados Unidos da América?
Porque razão chove mais em Belém do Pará do que no Sertão Nordestino?
É por isto e muito mais que eu gostava de investigar quais são as razões pelas quais em alguns locais chove constantemente e noutros locais o clima é mais seco e chove menos.
Em alguns países sobretudo no Sudeste Asiático as chuvas são de monções.
E cá em Portugal a chuva que ocorre sobretudo nos meses de inverno e no Norte do país eles dizem que é principalmente devido à constante passagem de superfícies frontais ou sistemas frontais sobre o nosso país eu gostava que me explicassem se aquele branco que eu vejo nas imagens de satélite são nuvens ou são sistemas frontais?
E gostava que me explicassem através das imagens de satélite por onde andam as superfícies frontais que por vezes atravessam o continente e trazem chuva que principalmente no inverno pode ser muito intensa?
O que traz chuva portanto pode ser monções, superfícies frontais e mais alguma coisa?
Os ciclones tropicais trazem também muita chuva por onde passam não é?
Eu já tive pelo menos dois pesadelos por causa da chuva. Eu já sonhei que estava dentro de casa e chovia tinha de fugir da chuva e fosse por onde fosse chovia em todo o lado mesmo debaixo duma mesa.
O outro pesadelo que eu tive com a chuva foi que tinha um carro a ser arrastado pela água da chuva e eu tive de correr atrás dele.
Agora que já começou o verão as previsões metereológicas a longo prazo apontam que vamos ter um verão com temperaturas inferiores às normais mas no que diz respeito a precipitação não é possível fazer uma tendência mas penso que poderemos ter um verão bastante chuvoso se na maior parte dos dias a temperatura máxima do ar for inferior aos 20 graus.
E mais provável ainda se as máximas não forem além dos 15 graus. Muitas vezes a temperatura sobe mas na semana seguinte volta a ficar um tempo de inverno com temperaturas muito mais baixas e com possibilidade de ocorrência de precipitação e eles dizem que esta situação é para continuar assim.
Houve quem dissesse que só em Outubro é que íamos ter tempo melhor mas agora a previsão sazonal diz que mesmo em Outubro vamos ter tempo de inverno temos de esperar para ver.
Por isso é que eu digo que é só inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno, inverno.

Bruno. V. 21 Junho 2013

Mais um texto integral do Bruno, que revela as suas preocupações com o estado do tempo.
Pode parecer irrisório, o certo é que nos deixa a todos um pouco mais taciturnos.
A ele deixa-o neste estado, de  continua repetição, o não conseguir prever ou ter a segurança de que ainda existem as estações do ano :)

Mãe Mina

BOM DOMINGO PARA TODOS

14 comentários:

Anónimo disse...

Bruno não nos devemos precipitar na vida nem julgar ninguém. Quanto ao tempo anda um bocado confuso.

Gostei de ler

Bjs Mina e um abraço ao Bruno

São disse...

Ai, a mim , também o Inverno me causa neura. Detesto dias escuros, pequenos e chuvosos!!

Abraço para vós

Mina disse...

Mário

eheheh ele não se precipita é muito inseguro tem o lado bom e lado mau.

Agora o que lhe dá volta, aos neurónios é estas alterações climáticas...
Há mais muito mais..., que vai tudo parar ao mesmo...

beijinhos

Mina disse...

São

Acho que sofremos todos dessa síndrome, da falta de luz e de tempo :)

Beijinhos e boa semana

Anónimo disse...

Uma mente que não sossega. Inteligente, esse miúdo.
Devo-vos muitas visitas, mas prometo que cá virei, para ler tudo, mal possa.
bji gde

Anónimo disse...

P.S: eu não aspie e o que mexe comigo esta alteração climática (não o sentes também, doce caranguejolas?:)

Mina disse...

Nina
Não stress, a falta de tempo é geral, mas a tua companhia é muito importante. sabes como são as caranguejolas, umas sentimentalonas :)

Este meu "puto", é um verdaeiro potátil ambulante, tem uma carga de informação, que até fico abismada e pasmada, com tantas peças soltas, que por ali andam de vários temas, sendo este o com maior espaço no disco, mas desporto também ocupa muito...

Beijinhos

Mina disse...

Nina

Também , não ando muito assidua, até porque a filhota, está em final de provas semestrais e tenho que lhe dar algum apoio moral rsss, este aqui até agora a estudar, 3 cadeiras já estão, ainda faltam as outras 3 se tudo correr bem termina na segunda.
E hoje só vou mesmo responder aqui. Para a semana vou fazer a ronda blogueira e entrar de férias...

Bjs

Anónimo disse...

Olá Mina,

passei para a convidar a dar um mergulho connosco lá no blogue. Estou quase a despedir-me do "aromas"...

Cumpts a todos

Fê blue bird disse...

Prima:

Penso que é porque o tempo não é constante e cria-lhe insegurança.
Fiz uma pequena cirurgia, por isso a minha ausência.

beijinho

Mina disse...

Mário

Boas férias e bons mergulhos...
Já lá vou passar, experimentar as águas :)

Também eu/nós iremos deixar o blogue em modo suspensão por uns tempos, que já passaram algusn anos na blogosfera não só neste blog, mas nos outros em que participei activamente, já lá vai quase uma dezena de anos sem pausas, começa acusar o cansaço...
Beijinhos

Mina disse...

Prima Fê

É precisamente essa insegurança climática deixa ou mais instável,daí a necessidade que ele sente em pesquisar os climas diariamente e mais longo prazo.
E logo agora que pai entrou hoje de férias, nem para os passeios de bike à praia está a dar.
As rápidas melhoras e cuide-se, nada de abusos :)
beijinhos

Anónimo disse...

Sim, Mina, eu compreendo o seu cansaço do blogue.

Fique bem mais o Bruno :)

Bjs

Mina disse...

Mário
Obrigado,
Beijinhos