Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

"Emprego"

Para eu estar mais à vontade quando eu for trabalhar para uma empresa, eu queria ganhar dinheiro para comprar comida e para pagar a electricidade, água, etc
Para eu conseguir entrar numa empresa, também preciso saber fazer tudo o que me mandarem e isso para mim é complicado, porque hà coisas que eu não consigo fazer, e por causa dessas coisas que não consigo fazer posso ser despedido do
emprego e não ganhar dinheiro.
Para eu estar mais à vontade numa empresa eu não quero que ninguém me provoque nem me chateie.
Para eu estar mais à vontade eu gostaria de profissões onde eu tenha melhores capacidades e obtenha melhores resultados.
Para eu estar mais à vontade gostaria que servissem bem a comida com ambiente limpo e confortável.
Para eu estar melhor numa empresa preciso de alguém que me ajude.

Bruno V.

Mais uma pérola fantastica do meu rico filho, não sei a data em que foi escrito , (ele não data nada) mas não é recente.
Terá a ver com questões que lhe terão colocado quando esteve num curso de formação profissional, ou com as nossas conversas de o querer mais autonomo e capaz de produzir, recuso-me a que ele fique na inutilidade, não é culpa dele, posso ser louca mas acredito que poderia ser produtivo num emprego protegido.

Mãe Mina

8 comentários:

São disse...

O que o Bruno aqui desabafa é, afinal, o que toda a gente deseja: um emprego com condições e em que nos respeitem!

E se a Mina é louca, eu também sou, pois acredito que se lhe dessem as condições nencessárias O Bruno poderia, sim, trabalhar!

Para vós, num carinhoso abraço, desejo um sereno solstício de Inverno, umas alegres festas, um natal pacífico e com amor e um 2013 bem melhor que 2012

Mina disse...

São

Ainda por cima o rapaz é honesto,e mostra as suas fragilidades e a vontade de poder contribuir naquilo que ele sabe fazer para ser mais produtivo, mas isso é coisa que não serve de nada.
Também tem a noção de que precisa de orientação.
Enfim sonhadores é o que nós somos.

Beijinhos e Feliz Natal e Ano Novo, para si e familiares
Mas ainda falta um pouquinho se o mundo não acabar :)

Rainbow Mum disse...

Pois eu quero o mesmo que o Bruno quer :) Não li nada que não fizesse sentido!

E acredito sim que há de certeza um emprego à espera dele!

Mina, no outro dia vi uma reportagem em que mostravam um rapaz com autismo de 20 e tal anos, um caso de funcionamento inferior ao do Bruno e ele trabalhava numa bomba de gasolina e era um excelente empregado!

Não vejo porque não há-de aparecer uma oportunidade para o teu Bruno!

Beijocas

Mina disse...

Rainbow Mum

Eu para além de ter visto a reportagem, já estive no mesmo local que esse jovem, e da minha curta analise do tempo que ele interviu no dia internacional do autismo, pareceu-me muito mais robotizado que Bruno, mas ao mesmo tempo mais funcional e autónomo, a linguagem e comunicação pareceu-me pobre trazia uma papel escrito com toda a sua rotina diária.

O Bruno que eu conheço terá eventualmente mais conhecimentos e capacidades, mas uma grande inoperância em os aplicar, é muito de questionar, questões que podem até não fazer sentido aos outros , mas que para ele são fundamentais , para poder avançar. Posso dar-te um exemplo esteve apenas 111 horas de estágio e já explico este apenas.
E esse estágio foi na secretária do local onde fez formação uma Cerci a conferir facturas,e uma das questões que colocava porque é observador, porque que compravam o mesmo artigo a diferentes fornecedores, ou porque que ali é mais caro ou mais barato rsss, questões que nada tinham a ver com a função :)
Outro dos entraves e talvez justifique o "apenas", ser metediço e verificar quem entra quem saie, quem falta, quem chega atrasado nem que sejam os chefias :)
eheheheh para controlar tudo isto é preciso compreensão e paciência e tolerância para com esta diferença que não é igual às outras...

Beijinhos

Rainbow Mum disse...

Pois, entendo o que dizes Mina... Mas se for num ambiente em que as pessoas estejam a par do que se passa não me parece que sejam problemas assim tão graves!!!!

Sei que é difícil mas hás-de encontrar algo que se adeque ao perfil dele.

Beijocas

Mina disse...

Rainbow Mum

Só mesmo uma empresa familiar e muita direta com compreensão e alguma dose de condescêndencia para com estes comportamentos.

Quando isso nem aconteceu no local de formação, não vejo mesmo outra opção.

Enquanto houver telhados de vidro, as pessoas portadoras desta síndrome sem maldade e sem filtro social, continuaram excluídas.

Beijinhos e um Santo Natal para ti teu "pimpolho" e familia

Fê blue bird disse...

Prima, não é loucura o legítimo desejo de o teu filho ser independente e produtivo, temos é um país e uns empresários miseráveis que não apoiam a diferença e até se aproveitam da crise para explorar quem precisa.
Tenho andado adoentada e posso não ter outra oportunidade para vos desejar um Feliz Natal, com saúde, paz e coragem para sobreviver a tanta dificuldade, tenhamos esperança.
Um grande beijinho para todos


Mina disse...

Prima Fê

As melhoras o tempo também não tem ajudado nada, desejo que a saúde volte depressa´, e um feliz Natal na medida do possível com a familia reunida.

Esta utopia de um emprego protegido, só mesmo noutro planeta, mas o principal é ser feliz e mesmo sem emprego ele, é.

Beijinhos