Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 8 de agosto de 2010

"Inspiração, Invernal"


O Inverno, para mim é o inferno dos temporais
Com muitas chuvas torrenciais
Catástrofes naturais
Neste último Inverno choveu demais

Eu não consigo dormir descansado
Porque tenho medo de repente apareça algum tornado
E que me arranque o telhado

As chuvas de monção
Cortam o calor nos meses quentes de Verão

Eu quero viajar nessa estação*
Porque nessa época não há perigo de haver furação

No Inverno o tempo é perigoso
Chuvoso, ventoso
O nosso Inverno é cada vez mais rigoroso
E eu sou teimoso
Mas sei que no Egipto é pouco chuvoso

No Inverno tenho mais medo
Porque anoitece mais cedo

As chuvas torrenciais nos meses mais frios
Fazem transbordar as barragens dos rios

Como cá não há igual
No Inverno chuva torrencial
Só mesmo em Portugal

A minha melhor prenda de Natal
Era viajar para fora de Portugal

O Carnaval
No Inverno fica muito mal

Se os Invernos fossem mais quentes
As catástrofes eram menos frequentes

Como aqui no Inverno o tempo é mau
Eu queria experimentar viajar para a Guiné-Bissau

A Guiné Bissau é no mundo inteiro
Um dos países onde não chove em Janeiro

No Inverno o tempo é violento
O céu, está quase sempre pintado de cinzento
E também há muito vento

A chuva tem muita mania
E só aparece no Inverno para fazer porcaria

Bruno V. 07/08/2010

O quanto os climas, inspiram este meu filho ;), mesmo repetindo muitas vezes o mesmo pensamento que se torna obsessivo, não deixa de ser engraçada esta forma de o expressar...
Nota:O titulo, é da autoria da mãe, todas as rimas e texto é dele, que tentei dar alguma ordenação, que ele escrevia à medida que o pensamento fluía...
* a estação a que se refere é ao Inverno, indicação dele...
Mãe Mina

7 comentários:

Mrs_Noris disse...

Bruno,
Muito bem. A melhor foi "O Carnaval no Inverno fica mal". Apoiado. Lembro-me do nosso desfile de Carnaval este ano, debaixo de chuva grossa. Coisa feia. Em vez de plumas só se via uma aste com uns farrapitos pendurados.

Mina,
O asterisco* da nota de rodapé deve ser para Verão.

Anónimo disse...

Noris
A época dos furacões no Atlântico Norte vai desde 1 de Junho até 30 de Novembro. Por isso como vês o Inverno está fora da época dos furacões. Eu acho que o Carnaval deveria ser no Verão porque é quando o tempo está mais agradável.
Beijos

Mina disse...

Noris
Já deu para ver pelo esclarecimento do Bruno, é que embora a lógica fosse Verão pela sonoriedade.
Era Inverno, e como não rimava, coloquei o *:D

Porque ele não tinha as rimas ordenadas desta nem de outra forma, só as tinha "emparelhadas", em pares e realmente esta causa alguma estranheza,e ceu como não percebo nada destes estudos climáticos perguntei-lhe a ele.
"As chuvas de monção
Cortam o calor nos meses quentes de Verão"(Não tem nada a ver com a rima seguinte)

"Eu quero viajar nessa estação*(Inverno"
Porque nessa época não há perigo de haver furação" (outra rima), mas que grande confusão ,para nós p'ra ele não :)))
bjocas

Homesick Green Alien disse...

Boa Noite!

Não sou propriamente um consumidor de pesia e (mt menos) um critico, mas acho que temos poeta! ;)

Pelo menos as rimas não falham!

E dá para interpretar bem os sentimentos do Bruno face ao Inferno...ooops, perdão: pernate o Inverno. :)


Bj e baraço.

AvoGi disse...

mas esse rapaz vai ficar triste quando a chuva e o frio chegarem. ele já sofre no verão então quando chegar o tempo da chuva é que vai ser. kis :)

Mina disse...

Boa noite
"Green"
Não sei se este "amontoado" de rimas é poesia :D
Mas lá que o inspirou , inspirou, notei o esforço dele em encontrar palavras que rimassem...
Sem descurar o sentido climático...
O Problema é que tudo isto se torna obssessivo, e neste dia fartou-se de escrever, mas tudo relacionado com os climas...
portanto to be continue, com esta "afronta" do Inverno :D
bjocas

Mina disse...

Avogi
Lool, ele pensa que com esta insistência toda do Inverno este se cansa como a mãe de tanto o ouvir falar no assunto, que lhe vai dar tréguas ;)
bjocas