Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Quero fugir do Inverno...


A Guiné-Bissau apesar de ser um dos países mais pobres do mundo, eu gostava muito de ir lá passar o Ano Novo.
A minha tia convenceu-me a ir para a Guiné-Bissau entre Dezembro e Fevereiro porque nessa época do ano não há lá mosquitos.
Nessa época do ano não chove lá na Guiné-Bissau e as temperaturas são agradáveis.
Eu tinha cancelado a minha viagem para a Guiné-Bissau mas voltei atrás na minha decisão.
Como pouca gente vai para a Guiné-Bissau, a Guiné-Bissau tem um clima tropical, difícilmente eu apanho lá a Gripe A.
A Guiné-Bissau é um dos poucos países do mundo sem casos de gripe A e como lá as temperaturas são altas durante o ano todo eu quero ir para lá para não apanhar a gripe A.
Entre Dezembro e Fevereiro, espera-se que a gripe A, infecte um quarto da população. E para não me infectar a mim já disse que quero ir para a Guiné-Bissau.
Lá na Guiné-Bissau eu passo o ano, sem chuva, passo o Carnaval sem chuva e até passava lá a Páscoa sem chuva.
Mas na Páscoa já faz muito calor lá na Guiné-Bissau e se calhar não aguento esse calor, e além disso a partir de Março as temperaturas cá em Portugal já começam a subir e o número de casos de Gripe A já não vai aumentar assim tão rapidamente como entre Dezembro e Fevereiro.
Para ir para a Guiné-Bissau eu levo a vacina da Febre Amarela. E trato do passaporte que leva apenas uma semana e depois já posso ir para a Guiné-Bissau.
Num hotel eu tenho de pagar a dormida mas se eu ficar onde a minha tia está a morar já não preciso de pagar a dormida. Durmo lá em casa da minha tia e acabou-se.
Cá onde eu estou parece-me que só há uma estação o Inferno.
Mas eu considero Inferno entre Dezembro e Fevereiro. Porque é nessa época que chove mais cá. E a chuva nessa época do ano está constantemente a cair e não me deixa trabalhar na agricultura.
A chuva nos meses de Inverno não deixa secar a roupa. No Inverno a gente usa mais roupa para nos protegermos do frio. E a chuva não deixa secar essa roupa.
A chuva no Verão ajuda no combate aos incêndios florestais e mata os insectos.
No Inverno às 18 horas já é de noite e com estas nuvens então é mesmo uma escuridão. Mas no Verão como os dias são maiores mesmo que falte a luz é de dia até mais tarde e não precisamos de acender as velas.
Conclusão: A chuva incomoda-me é nos meses frescos de Inverno (eu não digo meses frios porque com temperaturas inferiores a zero graus não chove mas sim neva e a neve não me incomoda porque a neve é divertida e para a Serra da Estrela vai muita gente para lá no Inverno por causa da Neve) e como cá chove bastante no Inverno, eu quero ir para a Guiné-Bissau porque chove no Verão mas no Inverno não.

6 comentários:

AvoGi disse...

E então mãe Mina? Porque não vão para a Guiné Bissau? Umas férias de sonho quanto a mim(pela careza das passagens). É irem até lá. Mas como diz o Bruno agora é que é que não chove. No verão, não. Engraçado o texto. Bruno é verdade a chuva no inverno não deixa secar a roupa e é quando nós mais a usamos, bem verdade.Eu tenho prova disso. O estendal cheio e molhado. Outra verdade é que não nos deixa trabalhar na agricultura. Verdade Bruno, a erva está maior que as alfaces.Um kiss

Atena disse...

Olá Bruno... que sorte ter uma tia num país quente e ter a possibilidade de fugir deste "inferno" que é a chuva, os dias escuros, o frio, a roupa que não seca e nós cheios dela até ao pescoço... enfim, também eu detesto estes meses e sonho com um dia em que me saia o euromilhões para poder ter uma casa aqui no verão e outra num país quente qualquer para fugir daqui no Inverno. Até podia muito bem ser na Guiné:)
Bjos

Mina disse...

Avogi
Nem me fale, desde que a tia foi para Guiné Bissau, que esta ideia fixa não lhe sai da cabeça, esta coisa dos climas é mesmo obessivo, até fala com os próprios "botões" rsss
As viagens são carotas sim, e além do mais há realmente poucas condições, embora a minha cunhada assegure que têm algumas, possívelmente mais que a generalidade das pessoas, ainda assim, não evitou ainda a pouco tempo ter tido febre tifóide e a seguir paludismo.
Mas nem está fora de questão quando a tia estiver no final da missão que vamos a até lá...
Nem mais a nossa hortita agora é mesmo só erva kkk, ainda por cima o que a alface inflacionou, temos de começar a cultivar rsss
Bjocas

Mina disse...

Atena
Ora , nem mais, parece sócia do Bruno kkkk
Que o maior desejo dele era mesmo, andar sempre a fugir ao inverno, e tinha que mudar de meio em meio ano de país...
E certo, certo é que ele também está com saudades da tia, com quem tinha uma ligação muito próxima e ela alimenta-lhe essa ideia, já estou farta de ralhar com ela lool
Qualquer dia mando-lho para lá e ela que se densenrasque rsss
É um país sub-aproveitado, que tem riqueza, e em termos turisticos quem sabe não vá evoluir, porque beleza natural segundo me consta já têm, precisa de criar infra estruturas...
bjocas

Anónimo disse...

Mina, AVOGI, Atena
Muitos paises não tem um Inverno tão rigoroso como o de Portugal. Em Portugal às vezes chove 200 mm no mês mais frio enquanto nos outros paises a quantidade média de precipitação no mês mais frio é inferior a 100 mm. O Verão também não é agradável só por causa do calor às vezes a temperatura ultrapassa os 40 graus. O sol nos meses de Verão é muito forte. A radiação ultravioleta é às vezes extrema e o sol queima por isso eu gosto quando o sol se põe atrás das nuvens nos meses de Verão para ele não me queimar nos meses de Julho e Agosto o sol é muito forte em todo o planeta.
Beijos

Mina disse...

Minhas amigas
Espero que tenham ficado satisfeitas, com a explicação mais técnica do Bruno kkkk
Que esta resposta era dirigida mim, para verem o que ouço todos os dias kkkk
È que eu já não tenho argumentos, para o demover de tanta insistência rsss
Hoje dizia-me será que comentaram mais alguma coisa do clima kkk, porque volta sempre à carga com o assunto, (referia-se a este post).