Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

terça-feira, 23 de abril de 2013

Ciclismo



Se houve algum ciclista que me chamasse a atenção depois do que o Vitor Gamito fez esse ciclista foi o Cândido Barbosa que apesar de nunca ter ganho a Volta a Portugal em Bicicleta fez tudo para o conseguir.

Ele ganhava as etapas ao sprint e bonificava alguns segundos. No entanto esses segundos foram insuficientes para ganhar a Volta a Portugal

Destaca-se em 2005 quando Vladimir Efimkin conquistou a liderança da prova na etapa que passou pela Serra da Estrela e Cândido Barbosa chegou até a bonificar segundos numa meta volante e ganhou 3 etapas. Antes do Contra relógio final Cândido Barbosa estava a pouco mais de um minuto de Vladimir Efimkin e quando estavam decorridos poucos quilómetros já ganhava 11 segundos ao Vladimir Efikmin. Cândido Barbosa gastou menos 28 segundos que Vladimir Efimkin nesse Contra relógio final. Ficou apenas a 34 segundos do vencedor.

Eu nesse ano fui ver neve na Serra da Estrela e lá numa pedra algum fã do Cândido Barbosa escreveu Cândido Barbosa numa pedra para o apoiar na Volta a Portugal.

Outro ano onde o Cândido Barbosa esteve perto de ganhar a Volta a Portugal foi em 2007 na altura o Cândido Barbosa nesse ano venceu quatro etápas três delas consecutivas todas antes do dia de descanso. E andou na liderança da Volta a Portugal durante grande parte dessa edição da Volta a Portugal. A Camisola Amarela fugiu-lhe para o Eládio Jimenez na etápa da Serra da Estrela depois de também ter vencido nesse mesmo ano a Senhora da Graça mas ainda faltava disputar um contra relógio Eladio Jimenez foi forte na montanha e o contra relógio era o seu ponto fraco prova disso é que o Eládio Jimenez depois do contra relógio saltou da liderança da prova para fora do pódio. Eládio Jimenez tinha cerca de 30 segundos de vantagem para o Cândido Barbosa e 34 para o Xavier Tondo. Ao Cândido Barbosa bastava-lhe fazer o mesmo tempo do que o Xavier Tondo para vencer a Volta a Portugal em Bicicleta. Quando estavam decorridos poucos quilómetros no contra relógio alguém me disse que o Cândido Barbosa estava a ser mais rápido que o Xavier Tondo e assim sendo seria o Cândido Barbosa a vencer a Volta a Portugal em Bicicleta mas foi só de pouca dura pois no primeiro ponto de cronometragem o Xavier Tondo já ganhava alguns segundos ao Cândido Barbosa e esses segundos já eram suficientes para o Xavier Tondo ganhar a Volta a Portugal em bicicleta depois o Xavier Tondo aumentou a sua vantagem em relação ao Cândido Barbosa e ganhou a Volta a Portugal mais uma vez o sonho da vitória na Volta a Portugal para o Cândido Barbosa voltava a ficar adiado.

Depois do Cândido Barbosa ter conseguido estes dois segundos lugares na Volta a Portugal em Bicicleta eu pensei que o Cândido Barbosa ainda ía ganhar a Volta a Portugal antes de terminar a sua carreira como ciclista profissional tal como fez o Vitor Gamito que depois de quatro segundos lugares conseguiu finalmente ganhar a Volta a Portugal em Bicicleta.

Candido Barbosa ganhou oito vezes (1997, 1999, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009) a classificação geral por pontos (camisola branca)

Cândido Barbosa ao longo de toda a sua carreira ganhou 123 vitórias no seu palmarés sendo o melhor ciclista português de todos os tempos neste aspecto.

Depois de acabar a carreira como ciclista profissional Cândido Barbosa participa no dia de descanso da Volta a Portugal em Bicicleta na Etapa da Volta.

Não Venceu a Volta a Portugal mas em 1997 venceu a clássica Porto-Lisboa, a Volta ao Algarve em 1997 e 2002, em 2003 e 2005 venceu a Volta ao Distrito de Santarém e em 2004 o Grande Prémio Internacional CTT Correios de Portugal, entre outros.

Destaque na Volta ao Algarve em 1997 onde venceu todas as etapas.

Bruno Viana Novembro 2012

Mais um dos textos escrito pelo Bruno, desta feita o tema foi o ciclismo :)
Este rapaz, é um desportista nato, não só futebol e ciclismo mas  também muitas outras modalidades desde xadrez a snooker , ele  lá sabe as regras e os melhores em cada modalidade.
Acham impressionante!?-nós também .
Ainda ontem o pai assistia ao snooker, e lá perguntou ao filho uma das regras :), ele é que sabe ;)
E sabe , mesmo...
Mãe Mina

Sem comentários: