Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Adultos 9/11

A Síndrome de Asperger ao Longo da vida

As crianças Asperger crescem e é importante referir que existe informação limitada relativamente aos resultados da maioria destas crianças.
Somente recentemente a SA foi separada do autismo típico e o resultado dos casos mais ligeiros geralmente, não foram relatados. Os dados disponíveis sugerem que comparados a outras formas de Autismo/PDD, as crianças com SA são mais aptas a crescer e tornar-se adultos independentes em termos de emprego, casamento, família, etc.
Uma das mais interessantes e úteis fontes de dados vem, indirectamente, da observação dos pais e familiares de crianças com SA, que parecem eles próprios ter SA.
Dessas observações fica claro que a SA não impede o potencial de uma vida adulta mais "normal". É comum esses adultos terem profissões relacionadas na sua área de interesse especial, ás vezes tornando-se muito talentosos.
Muitos dos alunos brilhantes com SA são capazes de completar com sucesso a faculdade e até mesmo pós-graduações. em muitos casos continuarão a demonstrar, pelo menos em alguma extensão, diferenças subtis nas interacções sociais.
Muitos casam-se e a sua rigidez de estilo e perspectiva idiossincrática no mundo podem gerar dificuldades de adaptação, dentro e fora da família. Também há risco de problemas afectivo-emocionais, como a depressão e a ansiedade, tendo necessidade de ser acompanhados por especialistas em saúde mental, que não diagnosticam a verdadeira natureza dos seus problemas como refere Gillberg.
De facto Gillberg estima que talvez 30-50% dos adultos com SA nunca foram avaliados correctamente diagnosticados. Esses " Asperger normais"são vistos pelos outros como "um pouco diferentes" ou excêntricos ou talvez recebam outro diagnóstico psiquiátrico.
Gilbert refere que encontrou alguns indivíduos que acredita encaixem-se nesta categoria, tendo ficado impressionado com o sucesso com que foram capazes de usar suas capacidades, frequentemente apoiados pelos que os amam.
Foi sugerido que alguns dos mais brilhantes e altamente funcionais indivíduos com SA representam um recurso único para a sociedade, com o seu interesse único em avançar o conhecimento em várias áreas da ciência, matemática, etc.

Continuação ,deste documento nestes links aqui e aqui


Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York

Sem comentários: