Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Testemunho


A minha perturbação é autismo, mais propriamente Síndrome de Asperger.
Em criança diziam que eu era sobredotado , porque sabia desde muito pequenino as marcas dos automóveis.
Quando eu era criança já sabia muitas coisas.
Hoje também sei.
Eu não consigo perceber que á muitas coisas que não se podem dizer, mesmo que sejam verdade, como meter-me na vida dos outros, dizendo o que este ou aquele faz ou o que não faz.
Como é viver com autismo?
Viver com autismo é viver "no mundo da lua", estar apenas concentrado num assunto, no meu caso é os climas, a politica, o futebol, mapas etc.
Como é que me adaptei?
Vivo satisfeito, tenho medos que não consigo superar , como cortar-me, queimar-me, aleijar-me nas tarefas domesticas etc
Dificuldades de comunicação com as pessoas, tirar dúvidas, usufruir aquilo que sei, não sei usar tudo aquilo que sei.
Sugestões: Ter um emprego protegido, onde pudesse aplicar aquilo que aprendi com orientação.
Atualmente tenho um projecto de voluntariado percorro as escolas do país levando a mensagem do autismo, também gostaria de apresentar com regularidade este programa nas Caldas.
Eu sou curioso.

Bruno Viana  3/ 12/2013

Divulgado, no evento abraçar a diferença.

2 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Cheguei aqui hoje, li a última postagem, comentei e, só depois "cliquei" para seguir o Aspie's Blog. Foi então que decidi apreciar outras matérias, parando nesta: "Testemunho" e passo a conhecer o Bruno. Senti uma grande alegria, por constatar que uma mudança enorme, desde quando eu conheci um menino "autista" e nem conhecia o nome da síndrome - Asperger. Trabalhei 5 anos em escolas especiais, para pessoas com deficiência - de 1971 a 1973. Quanta diferença, daquela época para agora. Parabéns à Mina e ao Bruno. Eu abraço, essa causa. Aqui, no Brasil está passando uma novela, "Amor à vida" que está enfocando um caso de uma linda moça, com essa "diferença".
Um beijo, dois, aliás,
da Lúcia

Mina disse...

Lúcia

A Síndrome de Asperger, passou a ser identificada só 1994 teve identidade própria, em Portugal, só tive conhecimento em 2003, embora a classe médica , já tivesse decerto conhecimento, desta vertente, mais "ligeira do autismo", em 2013 segundo os novos critérios da DSMV, perdeu a identidade estando englobado nas pertubações do espectro do autismo.
Já vi pedaços , dessa novela, muito interessante, mas não deixa de ser ficção , embora esteja muito bem concebida e elaborada.
Beijinhos e volte sempre

Nota-este blogue, não é formativo, nem informativo, sem qualquer valor cientifico, são as minhas opiniões,aquilo que vou investigando e tendo conhecimento.
Todas as dúvidas, devem ser tiradas com técnicos credenciados, para o efeito.