Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"Sentimentos"

Impotente, Incompetente. Incapaz....E outros I...
Aparentemente o meu lado autista, não consegue transmitir a mensagem, que gostaria.
Continuo sem perceber,o porquê!? que os outros não percebem, ou não se interessam!?
Não está na cara, que se têm autismo!?
Com o meu maior respeito, por pessoas de mobilidade reduzida, a quem qualquer um pode dar uma mão, e com os quais parte da sociedade se preocup...a, em criar melhores condições de mobilidade ( ainda há muito a fazer), mas é visível, e conseguem-se fazer rampas ou acessos facilitadores.
Mas existe um conjunto enorme de pessoas, que têm outras deficiências, não menores e que poucos se interessam, as deficiências mentais, dificuldades de comportamento em sociedade e em perceber o mundo que os rodeia... Não há rampas de acesso à mentalidade das pessoas, para aquilo, que não é vísivel a olho nu...
Acho, que continuo a falar uma língua estrangeira! Será!?
Não é fácil, e ninguém consegue sentir o que não vive.
 
(há dias assim, que não se consegue ficar indiferente, e a expressão, mais forte, é sentimento, que vem, e que passa)

6 comentários:

Fê blue bird disse...

" Não há rampas de acesso à mentalidade das pessoas, para aquilo, que não é vísivel a olho nu... "

Prima, esta frase diz tudo!
Infelizmente enquanto as mentalidades não mudarem, se é que vão mudar algum dia, as barreiras continuarão a impedir o acesso a que todos têm direito.
Lutar e não desistir de reivindicar o que por direito lhes é negado, e ó único caminho a seguir.


Beijinho

São disse...

Nunca a vi tão desalentada, minha amiga!

A indiferença é sempre algo que magoa, porque dá a impressão de que somos invisíveis.

Neste momento tão negro que o país está a sofrer , o Governo tem estimulado a divisão das pessoas e , infelizmente, conseguiu pôr grupos contra grupos(os jovens contra a "peste grisalha", os privados contra a função pública).

Uma das consequências é a quebra dos laços entre as pessoas e o agravamento da tendência em que cada qual pensa em si...

O meu abraço muito solidário.

Filomena Silva disse...

Concordo plenamente, apesar de ainda faltarem muitas coisas na área das acessibilidades, estas rampas são fáceis de fazer. Difícil é mesmo conseguir essas rampas para as mentalidades.
Beijo e muita força mãe coragem que é.
Filomena (uma mãe que a entende).

Mina disse...

Prima Fê

Só facto de haver um dia, já é discriminatório.
Mas senão podes com eles junta-te a eles, e lá estamos nós a "comemorar", algo que devia ser natural, a igualdade entre todos seres humanos, respeitando a individualidade as limitações de cada um.

Beijinhos e b.f.s

Mina disse...

São

Já passou, mas ás vezes parece-me que o autismo é invisível, eu sei, que é difícil, mas gostava que entendessem.
E ás vezes esqueço-me o quanto é difícil, e por ser difícil é eu insisto, e bato na mesma tecla.
E não pondero, o que faria eu, se estivesse do outro lado, e não convivesse com ele?

Também á muito , essa separação de que fala na sociedade.
Há uma petição online, à anos para que as pessoas portadoras de deficiência e as suas famílias tenham livre escolha.
E lamentável mente só tem 1500 assinaturas.
Se fosse um bonequinho de uma marca, espetado de alfinetes atingia umas 80 000 num dia.
http://www.peticaopublica.com/psign.aspx?pi=IPCVI
Agradecia, a quem pudesse assinar e divulgar.
Obrigada e beijinhos e b.f.s

Mina disse...

Filomena Silva

Obrigada, pelas suas palavras, é sempre mais difícil, trabalhar no que não se vê, e algumas vezes não se quer ver.
Eu, entendo, só que tenho batalhar, que é difícil ao comum dos mortais, entender uma pessoas com perturbação do espectro do autismo, e nem estou a falar apenas do caso do meu filho, que é moderado, á um longo caminho, e há dias que me sinto cansada, e reajo com esta revolta, que pode ser incompreensível, mas que é legitima.(julgo eu)...
Beijinhos e volte sempre