Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 20 de julho de 2018

Caminhos de Santiago


Mais por vontade da mãe, do que dele, à cerca de 3 anos que tínhamos ponderado fazer este caminho, vários amigos o fizeram, mas nunca mostraram interesse  em os poderemos acompanhar.
Fomos adiando, pensado que deste ano não passaria, nem que fossemos só os dois.
Sabíamos do interesse e determinação do nosso amigo Edgar Silva, uma pessoa especial que nos inspira e dentro da nossa disponibilidade faria todo sentido fazer este caminho com ele, e com mais duas pessoas que me custa arranjar adjectivos para os classificar, para além do amor ao próximo.
O José Garcia partiu nesta aventura uma semana antes do Porto,só com Edgar nunca cadeira de rodas manual, em marcha atrás, uma missão que para quem estava por fora se afigurava impossível, sem nenhum apoio logístico, com mochilas carregadas às costas e outra mochila ia na cadeira, o peso era muito, mas a vontade ainda maior.

A partir de Valença, 3 pessoas se juntaram( o Bruno , a Mina, e a Isabel esposa do José) à dupla que já tinha ultrapassado tantos obstáculos e se mantinha firme e determinada, em prosseguir o caminho, nunca houve outra opção, para eles não havia pés cansados, dores nas costas, a cabeça e a força de vontade eram permanentes.
Durante o percurso, questionei algumas vezes de onde vinha aquela força...
A resposta do José era sempre a mesma , eu estou bem, nunca me senti tão bem.
Aquela força interior, só nos podia deixar mais fortes a todos, a serenidade daquele casal, o exemplo de um Edgar que faz a diferença neste mundo de pequenez, com a sua persistência e teimosia, quem sempre se viu confinado a uma cadeira de rodas, com mobilidade motora reduzida, mas com uma força mental extraordinária, que sempre que era viável, partia pelos caminhos sozinho na sua "viatura" de duas rodas em marcha atrás, encontrava mos mais frente a confraternizar com outros peregrinos, admirados com aquela "aparição"...
Todos crescemos com esta gente, que vê oportunidades e não caminhos difíceis...
O próximo objectivo do Edgar é chegar ao  Vaticano , se houver mais casais Garcia, eu acredito, que este homem é capaz.
O livro e toda história, será o próprio a escrever, que até na escrita mostra a sua capacidade de superação, a linguagem oral por vezes é imperceptível, mas a sua escrita é clara e transparente.
Quem já foi da Lourinhã/Seixal até Santiago de Compostela, já provou do que é capaz.
Ficamos ,à espera do livro, espero nessas páginas ter um cantinho, de poder ter partilhado uma ínfima parte do caminho convosco.
Sinto, que por algum motivo o caminho fazia muito mais sentido na vossa companhia e principalmente a vossa compreensão, dedicação, no fundo , no fundo aquela palavra que a todos devia unir Amor Fraterno...
Obrigado
Mina e Bruno

A seguir as nossas etapas...

Sem comentários: