Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Inverno


O Inverno é uma estação do ano muito comprida que se estende quase desde o Natal até à Páscoa.
Agora que vai começar o Inverno no dia 21 de Dezembro o frio e a chuva começam a apertar e com isso as constipações e as gripes são mais frequentes.
Nos climas tropicais junto ao Equador ou mesmo nas regiões autónomas Madeira e Açores as temperaturas minimas mesmo durante o Inverno geralmente não descem abaixo dos 10 graus centigrados.
Eu gosto de viver em climas tropicais mas a minha mãe diz que nos climas Tropicais há mais doenças do que nos climas temperados.
Quando eu era pequenino a minha mãe disse-me que o Inverno é a estação do ano onde as doenças são mais frequentes.
Agora já me diz o contrário, diz-me é que o frio conserva e o virus da gripe é o único virus que se pode apanhar com o frio.
No Hemisfério Sul eles dizem que é Verão, quando no Hemisfério Norte é Inverno.
Eu chamo Inverno à época do ano onde as temperaturas são mais baixas independentemente de chover ou não nessa época.
Por isso é que eu penso que nos climas tropicais há menos doenças mas não.
Eu penso que nos climas tropicais há menos doenças porque mesmo que a gente use casaco e chapéu de chuva para nos proteger-mos da chuva acabamos sempre por apanhar uma molha e mesmo que a gente se molhe nos climas tropicais não apanhamos aquelas gripes porque nos climas tropicais apesar de chover as temperaturas são bastante elevadas e a roupa fica seca em cinco minutos.
E os climas tropicais têm a particularidade de chover pouco na época onde as temperaturas são mais baixas e chover mais na época onde as temperaturas são mais altas.
No entanto a minha mãe diz que nos climas tropicais há lá doenças como a malária, a febre amarela, a cólera, o dengue que não há nos climas temperados mas com as alterações climáticas estas doenças podem estender-se aos climas temperados.

7 comentários:

Mrs_Noris disse...

Olá Bruno,
Eu gosto do nosso Inverno, o Inverno da Região Autónoma da Madeira. Gosto de usar peças de Inverno, especialmente botas altas e casacos. Trabalho no Funchal, mas vivo mas numa zona alta, logo muito mais fria. As temperaturas no Funchal não costumam descer abaixo dos 15 graus (quando há neve nas montanhas) e na minha zona, podem chegar aos 6 graus à noite. Na minha terra há muitas alergias, asmas, rinites e afins, principalmente na Primavera.
Este Inverno promete ser mais rigoroso. Gostava imenso de um dia poder ver a neve a cair de uma das janelas da minha casa. É que para podermos ver a neve, ou o granizo, temos de ir até às montanhas. :)
Sabes, já estive no Brasil e digo-te, assim que saí do avião senti um ar irrespirável, como quando estamos numa piscina coberta. Muito húmido. Depois de lá estar habituamo-nos.
A propósito, hoje fui nadar e achei a água mais fria.
Bjokas, continua a escrever.

Mina disse...

Já viram amiguinhas, no que dá uma mãe dizer e contradizer, dá nisto ,que já bem de pequenino, ficou tudo registado no "disco rígido ambulante" dele lol...
Este meu filhote é surpreendente onde ele vai buscar estas correlações. Deve ser o frio que lhe provoca estas inspirações...
Joquitas da mamy

PDD-NOS (Menina) disse...

Olá bruno, devo confessar que ambos tem razão.
É verdade que nos climas tropicais chove quando as temperaturas são mais elevadas e que as hipoteses de apanhar uma gripe são bem menores do que nos climas temperados como o nosso em que chove mais no periodo do ano mais frio.
Mas também é verdade que nos climas tropicais existem doenças proprias como a malária e o dengue,entre outras.
Não existe o local perfeito no nosso planeta.
É também verdade que com o aquecimento global da atmosfera, sofremos alterações climáticas à escala mundial e que isso irá trazer a curto prazo alterações que seriam inimagináveis há uns anos atrás.
Já se fala em dengue na ilha da madeira.
Nos que vivemos nas regiões temperadas mediterranicas, somos mais vulneraveis aos extremos.
O que poderá conduzir a verões muito quentes e a invernos muito frios.
As estações intermédias como outono e primavera poderam desaparecer.
Mas também há cientistas que afirmam que estes senários são um exagero.
Vamos ver...
(ex-prof de Geografia)
Bjs Bete

Anónimo disse...

Se nos climas temperados chovesse mais no Verão não haveria tantos incendios florestais como houve há alguns anos atrás. Como nos climas tropicais chove sobretudo durante o Inverno e chove pouco durante o Verão que é a altura do ano onde as temperaturas são mais elevadas por isso é que cá há incendios florestais no Verão. Nos climas tropicais como chove mais nos meses mais quentes já não há tantos incendios florestais como há nos climas temperados. Quanto maior for a diferença entre a temperatura minima e a temperatura máxima, menos chove por isso é que nos desertos praticamente não chove porque as temperaturas minimas são de 0 graus e as máximas de 40. Nos Açores a diferença entre a temperatura minima e a temperatura máxima é curta por isso cai lá muita chuva.

Mrs_Noris disse...

Bete, bata na madeira, madeira com minúscula (lol), que do Dengue ainda só temos o mosquito. Livra!

Mrs_Noris disse...

Bruno,
Gosto muito de ler estas tuas "lições". Obrigada por partilhares connosco os teus conhecimentos. Quem não quer viver nos Açores sou eu. Só gosto da chuva quando estou a dormir.
Um beijo.

Mina disse...

Bete
O Bruno é obsessivo, com as questões climáticas, todos os dias visita sites de meteorologia.
E depois anda sempre a "massacrar", com estes temas (lol).
E reparou na imagem de apresentação, "a fada sininho", que está relacionada com o Peter Pan, a mãe está a escrever com a visualização dele.
Bjocas