A Síndrome de Asperger ao Longo da vida
Como se pode notar, não há quadro único e uniforme da Síndrome de Asperger nos primeiros 3 a 4anos de vida. O quadro inicial pode ser difícil de distinguir do autismo típico, sugerindo que, quando se avalia qualquer criança com autismo e inteligência aparentemente normal, a possibilidade de ter um quadro mais compatível com o diagnóstico Asperger deve ser considerada.
Outras crianças podem ter atrasos iniciais de linguagem com rápida recuperação entre os 3 e 5 anos de idade.
Algumas dessas crianças particularmente as que tem melhor nível cognitivo, podem não evidenciar atraso inicial de desenvolvimento a não ser algum desajeitamento motor.
Embora estas crianças se relacionem de modo perfeitamente normal na família, podem ser notadas dificuldades quando entram na Pré-primária.
Podem manifestar tendência a evitar as interacções sociais espontâneas, mostrar baixas competências em interagir com os pares, problemas para manter conversações simples, tendência a ser perseverativo ou repetitivo nas conversações, respostas verbais díspares, preferência por rotinas, dificuldade com mudanças, dificuldade para regular as respostas sociais/emocionais mostrando raiva, agressão, ansiedade excessiva, hiperactividade, parecendo estar "em seu próprio mundo", tendência a manter o interesse em objectos ou assuntos específicos.
A lista de comportamentos é muito parecida com os primeiros sintomas do Autismo ou das PDD, no entanto a linguagem poderá ser obviamente "diferente".
Podem estar presentes áreas com competências particularmente fortes, como o reconhecimento de letras ou números, memorização de factos, marcas de carros, sinais de trânsito, etc
Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York
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