Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Epidemiologia 2/11

A Síndrome de Asperger ao Longo da vida

Os melhores estudos realizados, até agora, sugerem que a SA é consideravelmente mais comum que o autismo clássico.
Enquanto o autismo tenha tradicionalmente encontrada a taxa de 4 a cada 10.000, estima-se que a Síndrome de Asperger esteja na faixa de 20 a 25 por 10.000. Isto significa que para cada caso de autismo típico, as escolas devem encontrar diversas crianças com SA. Esta situação tem ainda maior validade em relação ao ensino básico, onde se encontra a maioria das crianças com SA.
Um estudo criterioso realizado na Suécia, pela equipa do Dr. Gillberg, conclui que, aproximadamente 0,7% das crianças estudadas tem um quadro clínico diagnosticável ou sugerindo SA em algum grau.
Se forem incluídas todas as crianças que tem características de SA e parecem ser levemente enquadráveis ao longo do espectro tido como "normal", então parece uma condição nada rara.
Todos os estudos concordam que a Síndrome de Asperger é muito mais comum em rapazes do que em meninas desconhecendo-se a razão desta diferença.
A SA, é muito frequentemente associada a outros tipos de diagnóstico, novamente por razões desconhecidas, incluindo "tiques" como desordem de Tourette, problemas de atenção, problemas de humor como depressão e ansiedade.
Em alguns casos há um componente genético evidente, onde um dos pais (normalmente o pai) mostra ou o quadro de SA completo, ou pelo menos alguns traços associados ao SA. Os factores genéticos parecem ser mais comuns na SA do que no autismo clássico.
Traços de temperamento como ter interesses intensos e limitados, estilo rígido ou compulsivo, desajustamento social ou timidez, também parecem ser comuns, isolados ou combinados, em familiares de crianças com SA.
Algumas vezes á casos de autismo em familiares, reforçando a impressão de que a SA e Autismo sejam, ás vezes condições relacionadas.
Outros estudos tem demonstrado uma taxa relativamente alta de depressão, uni ou bipolar, em parentes da criança com SA, sugerindo pelo menos em alguns casos uma relação genética.

Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York

Sem comentários: