Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Níveis mais adiantados 8/11

A Síndrome de Asperger ao Longo da vida

Á medida que a criança SA evolui na escolaridade, ensino médio e secundário, as áreas mais difíceis continuam a ser aquelas relacionadas á socialização e ajustamento comportamental.
No nível secundário os professores frequentemente tem menos oportunidade de conhecer bem a criança e os problemas com comportamento ou habilidades de trabalho/estudo podem ser erroneamente atribuídas a problemas emocionais ou motivacionais.
Em algumas situações menos estruturadas ou familiares, como cantina, educação física e recreios, a criança pode entrar em conflitos ou luta de forças com professores ou colegas que não estejam familiarizados com o seu estilo de interacção.
Estas situações podem ás vezes levar a explosões sérias, a pressão acumula-se acabando por reagir de força dramática e inapropriada.
Na escola média, onde as pressões para ser igual são maiores e a tolerância ás diferenças é menor, as crianças com SA podem ser postas de lado , mal interpretadas,ou inoportunas e perseguidas.
Desejando fazer amigos e mantê-los, mas inábeis para fazê-lo,podem afastar-se cada vez mais, ou seu comportamento pode tornar-se cada vez mais problemático, com maiores" ausências" e não cooperação, surgindo com frequência alguns sintomas depressivos.
Se não há dificuldades significativas de aprendizagem, o sucesso escolar pode continuar forte, especialmente nas áreas de maior interesse é frequente verificar-se tendência a interpretar erroneamente informações, particularmente abstracções e na linguagem figurativa.
As dificuldades de aprendizagem são frequentes com especial relevância para as dificuldades de atenção e organização.
No segundo ciclo a tolerância pelas variações e excentricidades individuais cresce e se for bom aluno pode merecer o respeito dos outros estudantes.
Alguns estudantes com SA podem ser rotulados como " nerds", "excêntricos", " esquisitos", podendo fazer amizades com outros colegas que partilham os seus interesses através de clubes de computador, matemática, de ciências, clubes de Star Trek, etc.
Com intervenção adequada, muitos desenvolverão competências consideráveis, " graus sociais" e habilidades gerais para se relacionar mais confortavelmente com o seu grupo de pares, facilitando a sua evolução sócio-emocional.

Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York

3 comentários:

Visite www.arteautismo.com disse...

Mina??????????
Bruno??????????/
Como vão voces , meus queridos????
Saudades .....................
Muitas!!!!!!
Mina como vão as coisas por aí?
Aqui estamos morrendo de medo da gripe suíno . Qualquer espirro do nosso lado dá arrepio. rs rs
Ainda bem que Filipe está de férias.
Andei lendo os posts Mina, e tem correlação uns com os outros. Até que ponto nossos filhos sao considerados e notados , quando crescem.
É verdade que ficamos felizes quando alguém vem falar com eles.
Até quando, as pessoas vão entender este jeito diferente de ser?
Mina a foto com rapaz um pouco abaixo e voce e Bruno?
Quero muito ve-los!
Amiga , outra coisa , onde anda Luisa B e Bruno?
Querida um beijo grande e mil beijinhos em Bruno de tia Ray.
Ray

Visite www.arteautismo.com disse...

Ó de casa,Mina?
logo hoje que eu podia conversar, voce não está Mina?
Cadê voce ?
Beijos.
Ray

Mina disse...

Oi Ray
Nós temos andando por aqui, a nossa amiga Ray é que parece tem tido muito trabalho, o Bruno já entrou de férias, vou ver se ele dá aqui uma ajuda no blogue, mas vamos tirar alguns dias para sair por isso não estranhe algumas ausências em Agosto e Setembro...
Eles gostam que venham falar com eles ás vezes, não correspondem é ás expectativas, de dar as respostas adequadas, mas eu fico contente que mesmo assim as pessoas lhe liguem, ainda há dias foi um colega que andou com ele na escola, a cumprimenta-lo.
A gripe por aqui também é uma preocupação, então para Bruno virou obsessão declarada. Para outras pessoas secalhar também, ainda ontem na rua ele espirrou e não teve o cuidado de pôr a mão a frente, as pessoas mudaram todas de passeio rssss
A foto somos nós sim.
Da Luísa, também nada sei...
Boas férias para o vocês, com muitos mergulhos para o "Felipão"
Mil beijos para vós Ray e Felipe