Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

sábado, 25 de julho de 2009

Idade Escolar 7/11

A Síndrome de Asperger ao Longo da vida

È frequente que as crianças com SA entrem na escola sem ter sido adequadamente
diagnosticadas. Em alguns casos, há observações relacionadas com o comportamento (hiperactividade, falta de atenção,agressividade, ausências) nos anos pré-escolares.
As suas habilidades sociais e interacções com os pares podem ser classificadas como "imaturas" a criança pode ser vista como tendo algo incomum.
Se esses problemas forem mais severos, então a educação especial pode ser sugerida, mas provavelmente crianças com SA seguem o caminho escolar normal.
Frequentemente o progresso académico nos primeiros anos é uma área de relativo sucesso, a leitura é usualmente boa e o cálculo mental aritmético pode ser igualmente forte, embora as capacidades de escrita com lápis sejam fracas.
O professor provavelmente atacará as áreas " obsessivas" de interesse da criança, que frequentemente atrapalham os trabalhos da classe. Muitas crianças com SA mostrarão algum interesse social nas outras crianças, embora possa ser pequeno, mas normalmente apresentam fraco desempenho em fazer e manter amizades.
Podem mostrar particular interesse numa ou em algumas crianças, mas normalmente a profundidade das suas interacções será relativamente superficial.
Por outro lado algumas crianças SA apresentam-se atenciosas e simpáticas, particularmente quando interagindo com os adultos. Quando o déficit social é menos severo, pode ser subestimado por muitos observadores.
O percurso na escola elementar pode variar bastante de criança para criança, e os problemas podem variar de leves e fáceis de administrar a severos e intratáveis, dependendo de vários factores como o grau de inteligência da criança, a capacidade de resposta da escola e da família, o estilo de temperamento da criança e a presença ou ausência de factores agravantes como hiperactividade, problemas de atenção, ansiedade, problemas de aprendizagem, etc.

Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York

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