Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Orientações Educativas 10/11

A Síndrome de Asperger ao Longo da Vida

O mais importante para ajudar os estudantes com SA a adaptar-se á escola é que os professores e auxiliares de acção educativa conheçam as suas necessidades educativas especiais e saibam dar-lhes as respostas adequadas.
Muito frequentemente o comportamento dessas crianças é classificado como "emocional" ou "manipulativo" referindo-se a forma diferente como respondem ao mundo e seus estímulos.
Os auxiliares de acção educativa precisam individualizar a sua abordagem para cada uma destas crianças, não resultando tratá-la da mesma forma que tratam os outros alunos.

Asperger compreendeu a importância central da atitude do professor no seu próprio trabalho com essas crianças em 1944 escreveu "Estas crianças frequentemente mostram uma surpreendente sensibilidade á personalidade do professor...podem ser ensinadas, mas somente por aqueles que lhes dão verdadeira afeição e compreensão, que lhe mostrem delicadeza e humor.
A atitude emocional do professor influência, involuntária e inconscientemente o humor e comportamento da criança".
Embora muitas crianças com SA possam frequentar as classes regulares, necessitam de apoio educativo em salas de recuperação ou tutoreamento individual.
Os serviços de fonoaudiologia podem não ser necessários, mas os especialistas em fala e linguagem podem ser úteis, como consultores para os professores e auxiliares sugerindo orientações ao nível do entendimento das dificuldades ao nível da linguagem pragmática.
Se o desajeitamento motor for significativo, como ás vezes ocorre, uma terapeuta ocupacional pode ser necessário no treino da motricidade fina e grafomotricidade. O Psicólgo Escolar ou Serviço Social pode ensinar competências sociais e dar apoio emocional.
Algumas crianças podem necessitar de uma professora de apoio na classe.
Algumas crianças com SA ligeiro são capazes de se adaptar e funcionar com pouco apoio da escola, se os professores e auxiliares forem compreensíveis e flexíveis.
As rotinas da turma devem ser mantidas tão consistentes, estruturadas e previsíveis quanto possível, as crianças com SA não gostam de surpresas, devem ser preparadas tão previamente, quanto possível, para mudanças e transições, inclusive as relacionadas as interrupções escolares , férias , etc.

Nota-Este texto foi transcrito do mesmo documento ,referido no post anterior, ao qual se aplicam as mesmas referências

2 comentários:

Carla Martins disse...

Olá! Obrigada por sua visitinha!!! Já estou te linkando lá no blog! :)

beijos!

Mina disse...

Carla

A leitura, faz parte das minhas preferências, só que nem sempre o tempo multiplica, e não consigo sequer ler metade daquilo que desajaria...
Sempre que possível irei visita-la...
Bjos