Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Estratégias educativas 11/11

A Sindrome de Asperger ao Longo da vida

1- As regras devem ser aplicadas cuidadosamente. Muitas dessas crianças podem ser rígidas seguindo literalmente as regras.É útil expressar as regras e linhas-mestras claramente, de preferência por escrito, embora devam ser aplicadas com alguma flexibilidade. as regras não precisam ser exactamente as mesmas para as crianças SA e o resto da classe, suas necessidades educativas e competências são diferentes.

2- Os professores devem tirar toda a vantagem das áreas de especial interesse, a criança aprenderá melhor quando a área de interesse pessoal estiver no programa. Os professores podem ligar criativamente as áreas de interesse ao processo de ensino.

3- Podem até mesmo usa-las como recompensa por completar com sucesso outras tarefas, por ter aderido a regras e comportamentos desejáveis.

4- Muitos alunos com síndrome de asperger (SA) respondem bem a estímulos visuais, esquemas, mapas, listas, figuras, etc...( neste aspecto são muito parecidas com as crianças com PDD e Autismo).

5- Em geral, procurar ensinar baseado no concreto , evitar linguagem que possa ser interpretada erroneamente por crianças SA como o sarcasmo, linguagem figurada confusa, figuras de linguagem, etc. Procurar interromper e simplificar conceitos de linguagem mais abstractos.

6- O ensino explícito e didáctico de estratégias de trabalho intelectual pode ser muito útil para ajudar a criança a ganhar proficiência em "funções executivas" como organização e competências de estudo.

7- Assegurar-se que os professores e auxiliares de acção educativa fora da sala de aula( professor de educação física, motorista do autocarro, pessoal da cantina, bibliotecária) esteja familiarizado com o estilo e as necessidades da criança e tenha sido ensinado a lidar com a situação. As situações menos estruturadas, onde as rotinas e expectativas são menos claras tendem a ser difíceis para a criança com SA.

8-Tentar evitar luta de forças. Estas crianças não entendem demonstrações rígidas de autoridade, ou raiva ,e irão eles próprios tornar-se mais rígidos e teimosos se forem forçados. O seu comportamento pode ficar rapidamente fora de controle, e nesta situação é normalmente melhor para o terapeuta interromper e deixar que a criança se acalme. Se possível, é sempre preferível, antecipar essas situações e tomar acções preventivas para evitar a confrontação através da serenidade, negociação, apresentação de escolhas ou dispersão de atenção.

Á medida que a criança progride na escolaridade a área mais importante a desenvolver é a promoção da integração social, ajudando as crianças a atingir uma melhor sociabilidade.
O treino de competências sociais pode ser feito tanto em sala de aula como individualmente, ensinando e praticando como agir em várias situações sociais a criança aprende a generalizar as competências para as situações do quotidiano.
É muito útil usar o "sistema amigo", desde que essas crianças se relacionem melhor de 1 para 1.
A selecção cuidadosa de um amigo não Asperger para a criança pode ser uma ferramenta para ajudar a aprender habilidades sociais, encorajar amizades e reduzir a estigmatização. Deve ser utilizado com cuidado, especialmente nos graus mais severos, para proteger a criança de ser importunada dentro e fora da sala de aula, uma vez que pode ser fonte de ansiedade.
Deve ser feito um esforço para ensinar os outros alunos a entender melhor a criança com SA, ensinando a ser tolerantes e aceitar as diferenças. Os professores podem tirar vantagem das suas fortes competências académicas para ajudá-los a ganhar aceitação de seus pares,é muito útil dar-lhes oportunidades de ajudar os colegas.
Embora a maioria das crianças não esteja medicada, existem situações específicas em que a medicação pode ser útil. Os professores devem estar atentos para os problemas de humor, como a ansiedade e depressão, particularmente em crianças mais velhas.

Um ensino adequado e implementação de um Plano de Educação Individual na escola, com a colaboração estreita entre pais, professores, auxiliares de acção educativa e os outros especialistas que acompanham as crianças são fundamentais para o seu sucesso educativo.
É útil colocar tantos detalhes, quanto for possível, no Plano de Educação Individual, de modo que o progresso possa ser monitorizado e reaproveitado de ano para ano. Para elaborar estes planos deverá ser solicitada a ajuda de psicólogos e médicos familiarizados com tratamento de crianças com Síndrome de Asperger. Em casos complexos a orientação de uma equipa multi-disciplinar é recomendável

Informação retirada e Traduzida e Adaptada do original "Asperger Syndrome- Through the Lifespan"-1995
Autor Dr: Stephen Bauer. The Developmental Unit-Genese Hospital Rochester, New York

Breve nota: Todos estes textos foram transcritos, conforme documento, podendo no entanto ter havido alguma falha da minha parte, comecei pelo final, para que depois de todos publicados fiquem com ordem,e subdividi-os para tornar mais fácil a leitura.
Ainda neste último omiti a parte medicamentosa, que deve ser com informação médica, e esta informação não dispensa a consulta médica, a quem cabe sempre opinar e deliberar sobre cada caso.

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