Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Caminho de Santiago a chegada.


7ª-Etapa- Santiago de Compostela- 19 de Maio de 2018, último percurso aos olhos dele. deixamos o melhor para o fim, a narrativa do seu sentir , integralmente escrita pelo Bruno:
Começa assim :

 " Nos últimos quilómetros antes de chegar a Santiago de Compostela, acho que o caminho está mal sinalizado, porque uns dizem que o caminho é por um lado outros dizem que o caminho é por outro e eu como gosto de andar mais por estradas de terra batida do que por estradas de alcatrão optámos por uma estrada de terra batida enquanto os nossos companheiros de caminhada optaram por ir por estradas de alcatrão.
Queríamos chegar todos juntos até à catedral de Santiago.
Depois cerca de dois quilómetros mais à frente mais uma encruzilhada podíamos ir por dois caminhos para Santiago de Compostela ou por Conxo ou por outro caminho que já não me lembro.
Nós optamos por ir por Conxo porque nos pareceu ver que a catedral era já ali à frente.
Aquilo que à primeira vista nos parecia ser a catedral de Santiago de Compostela era afinal o sanatório de Conxo.
Nós bem quisemos esperar por eles nesse cruzamento se era melhor ir por Conxo ou Requeixo ou coisa assim parecida, eles não passaram nesse cruzamento e por isso não nos encontrávamos, queríamos chegar juntos à catedral e estávamos a ver que eles chegavam à catedral antes de nós.
Do sanatório de Conxo até à catedral de Santiago de Compostela ainda são uns quatro quilómetros, pois desde o sanatório de Conxo fartei-me de correr e nunca mais chegava à Catedral de Santiago de Compostela  que era o nosso objectivo final.
Senão tivéssemos corrido eles teriam chegado antes de nós e assim chegámos todos ao mesmo tempo.
Quando chegamos à catedral de Santiago, já estava a catedral fechada e eu fiquei muito triste  por não ter conseguido a Compostela.
Os nossos amigos pernoitaram uma noite em Santiago de Compostela e no dia seguinte foram à missa, o Edgar em cadeira de rodas foi lá acima abraçar o Santiago , foi à missa e foram buscar as compostelas.
Eu quando cheguei a Santiago de Compostela fiquei muito triste por a catedral estar fechada  e porque não tínhamos direito à compostela depois de ter feito 120 quilómetros a pé desde Valença até Santiago de Compostela eu daria a missão por não cumprida.
Como os nossos amigos iam pernoitar mais uma noite em Santiago de Compostela e nós não tínhamos nenhum lugar reservado para dormir em Santiago de Compostela  eu pedi a eles se podiam ou não buscar as nossas compostelas e os nossos amigos ficaram com as nossas cadernetas dos peregrinos para no dia seguinte eles poderem buscar as nossas compostelas.
Eu não sabia se podiam ou não buscar as compostelas de outras pessoas.
Até que no dia seguinte, tive uma boa noticia quando soube que as compostelas vieram com os nossos amigos.
Mas ainda não as temos as nossas compostelas cá.
Mas quando soube que tinha direito às compostelas já fiquei mais aliviado porque eu pensava que tinha feito 120 quilómetros e dava a minha peregrinação por perdida. Missão cumprida."

Bruno Viana -escrito a 22 de Julho de 2018

Nota final: Uma das tarefas que o José incumbiu ao Bruno, foi procurar o caminho percebendo que essa seria uma forma de se orientar a ver as setas e os símbolos do caminho, tarefa que executou na perfeição, não fossem  algumas variantes.
Outra tarefa era carimbar as nossas  cadernetas, não faltaram carimbos, já estava a ficar sem espaço, até nos oportunistas que agora estão nas estradas foi carimbar, pois não sabia .
E assim terminou a nossa aventura por caminhos de Santiago ...
Obrigado principalmente a quem nos acompanhou e a quem nos seguiu por aqui...

Mãe Mina

2 comentários:

Unknown disse...

Caminhada para corajosos! Parabéns ao Bruno, teve precauções, mas chegou lá, é o mais importante ❤️

Mina disse...

Unknown

Obrigado/a pelo seu comentário.
Estamos sempre na expectativa, mas conseguimos moderar os nossos impulsos.
No caso dele, esta última etapa era a mais importante, uma espécie de "prémio", por ter conseguido. Gorado pela incapacidade de chegar-mos com a catedral fechada. O esforço foi grande depois do dia a caminhar, já com os pés a doer, ainda correr cerca de 4 kms, ia meio "alucinado", para chegar a horas , atravessou estradas sem olhar, até nos semáforos em que é tão cuidadoso, neste dia descurou. Mas lá chegou, e a compostela há-de chegar...
Beijinhos