Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Autismo em "referência "" Parte 4/4

Nem todas as crianças com autismo apresentam as características atrás mencionadas e há uma ampla variedade, quer na qualidade, quer na gravidade, das manifestações da DOENÇA.

O programa de intervenção assenta basicamente, na prestação de cuidados médicos, educativos e sociais, numa perspectiva pluridisciplinar, sempre com a participação efectiva da família.
Tal como deve acontecer com todas as pessoas com perturbações do desenvolvimento, as crianças e adultos com autismo não podem ser segregadas e devem ser socialmente integradas desiderato muitas vezes difícil de alcançar.
Com introdução das novas metodologias pedagógicas, o prognóstico do autismo, embora com frequência reservado, tem vindo a melhorar, assim de acordo com os mais recentes estudos, 5-10% das crianças com autismo virão a tornar-se adultos autónomos, 25% das crianças com autismo adquirirão, até a idade adulta, uma boa, ou pelo menos razoável autonomia pessoal e social.
O tema relativo às metodologias de intervenção é muito complexo, razão porque será abordado, num futuro próximo, de uma forma específica e alargada.

Nota: Nesta informação não está referida a autoria da mesma, nem o titulo.
Por nos manuscritos que me chegaram não estar indicado, mesmo este titulo é da minha autoria. Como tal salvaguardo os direitos do autor. Por ter sido tudo transcrito os erros que possam estar inclusos poderão ser da minha responsabilidade, embora tenha estado atenta...

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