Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Um livro que vale OURO...Autista, quem...? eu?


Um sábado de sol radioso, resolvemos desfrutar, fomos até Lisboa de transportes para lá de comboio , para cá de expresso que até dá para relaxar...
Com a feira do livro a decorrer, tínhamos de lá ir parar, não é nada de espantar...
Muitos stands, muitos livros, e autores a autografar e partir daqui acho que me vou "esbarrar" rsss, o não tivesse eu sempre o coração a espreitar .
Fiquei sem adjectivos, substantivos e todas as funções linguísticas bloqueadas , nem sei se fiz cara de parva mas como não tenho outro jeito, só posso dizer que fiquei encantada, maravilhada se já antes a admirava, há escritora, agora fiquei ainda deslumbrada com a pessoa e a mãe Ana Martins, em relação ao Pedro até fico embaraçada mas fiquei apaixonada, estes seres doces sinceros, eu até fico meio embasbacada.
Já li o livro duas vezes , não renego uma terceira, e agora até já vou entender melhor este autismo bem disposto e sorridente, tem tudo a ver com os protagonistas.
Acho que a comparação que já anteriormente tinha feito, em relação há personagem "Gui", ganhou um peso real, o ter-mos este amor incondicional, é essencial...
O Bruno também vinha extasiado, e no caminho perguntava-me , vais escrever sobre isto, sobre aquilo, vou filho. Não queres tu também escrever?..(perguntei-lhe)
E sobre o "Estranho Caso do Cão Morto", que estavas a contar o final da história, olhamos p´ro lado e comentamos, com a senhora: ainda bem que não ouviu nada...
Mas tu que não deixas passar nada, lá repetistes xD. Quem resiste a estas saídas tão espontâneas?!...
E assim passamos uma tarde muito agradável, e ainda fomos presenteados com estes dois belos autógrafos, o que tornou o livro ainda mais valioso.
Espero que a 2ª- edição esgote, e que mais gente fique a ver o autismo por este lado, alegre e sem dramatismo, embora nem sempre sejam rosas o amor e o humor são "armas" poderosas...
Foi um dia em cheio...
Até o aquele porquê ?
-Que não assinas já todos, teve graça era só para despachar xd
E explicação sensata da autora, que tem uma dedicatória para cada um. Quem sabe , sabe...

Para quem ainda não o leu , e mesmo para quem já o leu aproveitem, para uma leitura descomplexada e apaixonada, vale mesmo a pena. Recomendado...

5 comentários:

Visite www.arteautismo.com disse...

Oi Mina querida.
Eu não li este livro, gostaria de ler . Procurei no Brasil e não encontrei. Voce poderia falar um pouquinho mais sobre ele?
A autora me parece muito boa, eu fui no seu blog comentar , porque achei excelente a idéia dela ao mostrar repúdio quando parlamentares, se xingam mutualmente de autistas.
E cadê o respeito pelos autistas?
Eu já tinha levantado esta questão no Mário Relvas, não gosto desta expressão. Aqui se falava muito governo autista. Agora calaram a boca , porque até Obama chamou o Lula de O Cara rs rs rs , veja só....
Mas acho que eles deveriam em vez de se xingar era procurar uma politica decente para os autistas e seus pais.
Voce sabe Mina que aqui no Rio tem muitas favelas , onde ocorre uma guerra civil, eu mesma já vi muitos tiroteios. Um horror.
Agora voce imagine um autista preso dentro de casa com este bombardeio? Parece uma guerra!
Como é que fica esta cabeça? Como esta criança tem condições de melhorar?
Conheço um rapazinho , morador de favela que chegou a regredir, voltou a sujar as calças depois de passar por um tiroteio encurralado na sua varanda. E tem muito mais... é que não aparece nas estatisticas.
Os pais destas crianças deveriam por lei ter empréstimos da casa própria diferenciados.Pagar bem pouco. Para terem condições de proteger fisicamente e mentalmente este filho.
Porque quando o tiroteio começa e eles estão na rua , não sabem correr e nem se defender , são alvos fáceis para bala perdida.
. Gostaria muito de ler o livro de Ana Martins, por certo é mais uma que defende nossos filhos da hiprocrisia destes políticos insensíveis.
Mina diga ao Bruno que eu amei a praia que me deu, escolhida com amor e com sabedoria , pois ele é expert em geografia. Bruno voce para mim é como filho, tenho muito carinho por voce e quero que tudo vá bem com voce, que voce acredite que é capaz , que voce vença todos os medos e nos mostre todo o potencial aí dentro guardado.
Amo voce meu filho portugues!
Mina , queria saber de um outro Bruno , que também amo , o Bruno da Luisa B. Onde andam eles?
Como esta Luísa? Ela é uma artista , grande pintora.
Que saudades sinto deles!
Mina ache-os e diga-lhes os meus sentimentos.
Ah Mina não podia deixar de dizer isso.
Sabes que Bruno tem razão qdo diz que voce pode escrever um livro?
Ora se pode?
Pode e muitoooooooo...
Es inteligente como só, poeta de nascença.
E a gente tem de agradecer nossos filhos especiais , que despertaram nossa sensibilidade no amâgo.
Ah Mina , isso não pode passar em branco....
Vá ... vá... escrever logo este livro , quero aprender com voce...
Mil beijos brasileiros para ti e Bruno.
Ray

Visite www.arteautismo.com disse...

Mina , uma curiosidade.
Que é XD ?
Hummmmmmm que será.
Beijos.
Ray

Mina disse...

Amiga Ray
Já aqui falei deste livro e deixei a minha visão do livro "Em a minha leitura do livro", uma especíe de resumo comparativo. Rescrevi frases do livro que ilustram também a minha maneira de ser. Na personagem "Gui" encontrei mães como nós de filhos especiais nas suas lutas internas e externas, esta "Gui" tem um espirito prático e descomplicado e dedicada ao filho, sem menosprozar o resto da vida os amores os amigos etc. O personagem "Xico" representa o universo autista. Se puder dê uma vista de olhos nesse post fica a conhecer mais, faltou-me um personagem muito importante o "Xavier", falarei dele noutra ocasião , para não estar aqui agora a misturar
Mas a mistura de todos estes ingredientes torna o livro apetecível, é daqueles que mesmo quem não aprecia a leitura, não vai querer parar, na envolvência romantesca. E no desconcertante "Xico", por mais que eu conseguisse escrever, não conseguia transcrever esta mistura de realidade com ficção tão bem elaborada.
Na parte que toca ao autismo, só poderia ser mesmo escrito por uma autora que estivesse por dentro deste mundo enigmático e fascinante, como sabemos ou pelo menos eu sei e outras mães que conheço e que tem estes tesouros brilhantes nas suas vida, são tocadas por uma sensibilidade extra...
Não sei se o livro vai ser distribuído no Brasil, se poder veja na editora da autora que é a "Central Livros".
Quanto ao meu filho, dizer que a mãe escrevia um livro,não me parece, que ele alguma vez o tenha referido. Que a mãe não é escritora nem tem pretensões a isso, o meu lema é mais" pontapés" na gramática, o meu "negócio" é mais números xD.
A escrita deixo para os entendidos, quem ler a minha apresentação sabe que , as minhas palavras são um "crédito" de sentimentos e emoções, isto não é ser escritora.
Se eventualmente leu que escrevi o meu testemunho, isso é verdade, mas não é um livro, é uma experiência de vida. Que guardo comigo e já vários amigos leram...
Pode transformar-se em livro, quem sabe?!...Mas só se fosse a favor de uma causa que ajudasse os SA/Autistas, mas para isso teria de sofrer mais uma revisão por quem percebe das palavras...
Não confirmei, mas penso que o livro da escritora Ana Martins, além da parte didática que se pode retirar dele, também favorece causas ligadas a este tema.
Ah! Há tarde quando o Bruno chegou do CAO , pedi-lhe para ver o quadro do Felipe, fiquei curiosa para ver o que ele via, e ele confirmou o mapa xD.
E engraçado ontem enquanto tiravamos as fotos falou de si. A Ray quer uma praia portuguesa, já vai ficar com esta, que é proxima da nossa casa, eles consideram toda as pessoas amigas, e também se desiludem...
este é o link onde faço a minha leitura do livro.
http://asperger-eu.blogspot.com/2009/04/minha-leitura-do-livro.html
Bjocas para Si e para o Filipe

Mina disse...

UFA!... Ray que até me assutei xD= a sorriso :)))
Eu não percebo nada desta sinalética, mas a filha tinha-me dito isso Lool
Bjocas

Mina disse...

A pedido da amiga Ray
Na analise anterior que fiz do livro Autista... quem? eu?
Esqueci-me de referir um dos personagens, foi um erro grave, é do meu ponto de vista o personagem principal e mais importante.
Até sei porque foi. É porque para ele não tenho termos comparativos.
Ele é o "Xavier", personagem central, que na minha perspectiva do autismo representa o amigo a pessoa com a qual podemos contar, e desejamos ter ao nosso lado, que nos entende quer a nós mães, quer aos nossos filhos, fundamentalmente a eles, transmite-nos tranquilidade, para puder-mos desfrutar a vida na sua plenitude.
Precisavamos de muitos "Xavier", e até este personagem está muito bem concebido pela autora, pena é que o universo não seja composto por mais "Xavier", que se entregam de corpo e alma a estas crianças diferentes e se apaixonam por elas.
A contribuição deste personagem pode ser um estimulo, para aparecerem mais "Xavier", até porque o desconhecido é que assusta, se nos aproximar-mos deles, não podemos deixar de nos apaixonar como acontece ao "Xavier".
Depois tem por aqui um romance, que ajuda a condimentar o livro.Mas para isso tem de ler tudo Isto é só um Piqinho para vos abrir mais o apetite para lerem o livro é só a descrição que eu faço dos 3 personagens a "Gui"=mãe o "Xico"= a filho, o "Xavier"= a amigo, com mais uns personagens a mistura que criam um enredo muito doce e forte. Há muitas mais personagens que fazem os elos de ligação.
Até parece que falo de culinária xD, para mim ler é um alimento.
Não resisto a contar esta, um autista adulto estava num processo de divorcio e enquanto as outras pessoas estavam preocupadas. ele muito serenamente diz; Eu arranjo outra.lool. Esta do genero das do meu Bruno quando a minha mãe morreu e ele me encontrava a chorar. Perguntava porque que estás a chorar? Quando lhe respondia a avó partiu ele respondia, não partiu nada morreu...
Bem amiga hei-de tentar pesquisar na editora, se encontrar alguma coisa digo-lhe.
É uma pena que ele não circule, e até fosse traduzido...
Bjocas