Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 17 de maio de 2009

Indirectas!...


Bruno-Estou a comer bolachas!...
Pai-Queres pão com manteiga e fiambre?
Bruno-Quero, quero.

Bruno-Ainda bem que já não compramos revistas!...
Mãe-Então porquê?!...(fiquei a pensar)
"Eureka" já sei, é por causa da lista de livros, como não se gasta nas revistas, já sobra algum para a compra dos livros xD

Bruno- Está muito calor!... Faz bem beber água!...
Mãe- Estás com sede, vai buscar a água xD
(estávamos numa lojinha de bairro e ele a olhar para água, e a controlar o preço)

3 comentários:

Mina disse...

Todos nós generalizando um bocadinho, temos destas indirectas...
No entanto num Asperger, elas tem outro sentido, ele não as diz com o sentido de serem indirectas, mas pela dificuldade que tem em pedir alguma coisa.
Mas principalmente, porque ele acha que nós advinhamos o que está a sentir ou aquilo que quer, é preciso estar atento e perceber, estes apelos e pedidos.
No caso da água o pai, já estava a dizer para ele lá pôr a água, que não se apercebeu que ele tinha sede.
Que este beber água faz bem, era sinónimo de sede.
Mesmo nas escolas os professores sempre que possível, que tomem atenção a esta particularidade e façam as perguntas directamente e de modo simples.
Estas indirectas são genuínamente ingénuas. Por eles terem a percepção errada que nós somos sempre capazes de decifrar o que eles sentem ou querem...

Mrs_Noris disse...

Interessante este alerta.
À partida seriamos levados a pensar que um Asperger não usaria este tipo de indirectas para conseguir as coisas. O meu normalmente não se põe com rodeios. Vai directo ao assunto, com mais ou menos manteiga, consoante aquilo que quer.
Às vezes põe-se a tossir e diz logo que quer uma colher de mel.
Beijokas.

Mina disse...

Noris
O problema é que ele não as diz com sentido de serem indirectas, porque ele só percebe uma linguagem directa, mas sinto aqui uma dictomia,entender estas indirectas que confesso até acho graça, principalmente por virem de uma pessoa tão séria e com muita rigidez, até no pensamento.
E mesmo conhecendo-o já muito bem ás vezes ainda tenho dificuldade em perceber, no caso das revistas, se a intenção era não comprar, para poupar, ou se queria alguma revista, e não queria pedir directamente, como tal tenho de lhe pôr as duas alternativas na forma afirmativa .Para ele fazer a escolha, neste caso por acaso a minha intuição estava certa.
E o Bruno comeria o pacote de bolachas todas, se não lhe perguntassem se queria pão, e tudo o que visse na dispensa sem ter de preparar como tostas também, é uma forma de se desenrascar xD.
A tosse e o mel já são indirecta lool, senão pedia o mel antes de lhe vir a tosse rsss.
Beijokas