Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Síndrome de Asperger/Défice de Empatia Parte 1/4

sA Síndrome de Asperger/Défice de Empatia faz parte das perturbações globais do desenvolvimento e traduz-se por alterações comunicantes em duas áreas: Comportamento Social e Interesses.
Estudos epidemiológicos, recentemente efectuados na Escandinávia, revelaram que a prevalência na população é de cerca 0,3-0,5%, Por outras palavras, aproximadamente um em cada 300 a 500 indivíduos apresenta SA.
Em Portugal, haverá 20.000 a 30.000 pessoas afectadas por esta perturbação, sendo a prevalência nos indivíduos do sexo masculino cerca de 4 vezes maior que no sexo feminino.
Foram propostos, por autores prestigiados, como Szatmari e Gillberg, e por entidades de reconhecido mérito, como a organização mundial de saúde e a associação americana de psiquiatria, conjuntos de critérios de diagnóstico.

Critérios Propostos Pela Associação Americana de Psiquiatria- DSM IV

1-Alteração qualitativa da interacção social manifestada por, pelo menos, 2 dos itens seguintes:

1.1-Alteração marcada de diversos comportamentos não-verbais, como, por exemplo, o contacto visual, a expressão facial, a postura corporal e os gestos que regulam a interacção social.
1.2-Incapacidade no desenvolvimento de relações sociais com colegas do mesmo nível de desenvolvimento.
1.3-Menor procura da partilha do lazer, interesses ou aquisições com outras pessoas( não mostrar não apontar objectos de interesse a outras pessoas).
1-4-Reciprocidade social e emocional pobres.

2- Padrões de comportamento, interesses e actividades repetitivos, restritos e estereotipados, manifestados por, pelo menos, 1 dos seguintes itens:

2.1-Preocupação absorvente com um ou mais padrões de interesses e actividades restritos e estereotipados, que é anormal na intensidade e como foco e atenção.
2.2-Aderência inflexível a rotinas ou rituais específicos não funcionais.
2.3- Maneirismos motores estereotipados e repetitivos(ex: estalar ou rodar os dedos, movimentos corporais complexos, etc....)
2.4-Persistente preocupação por partes de objectos.

3- Esta perturbação causa alterações importantes no relacionamento social, ocupacional e outras áreas funcionais.

4- Não existe um atraso significativo na linguagem.

5-Não existe atraso significativo no desenvolvimento cognitivo, ou na aquisição das funções adaptativas, da autonomia ou da curiosidade relativa ao ambiente.

6-Estas manifestações não se enquadram melhor nos critérios de diagnóstico de outra perturbação, pervasiva do desenvolvimento ou da esquizofrenia.

Sem comentários: