Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

terça-feira, 28 de abril de 2009

Síndrome de Asperger/Défice de Empatia Parte 2/4

sindroPara consideramos os critérios anteriormente enunciados devemos ter sempre em mente, como padrão de comparação, os comportamentos das crianças ou adolescentes da mesma idade com desenvolvimento normal. Convém sublinhar que cada criança ou adolescente se manifestará alguns( muitas vezes poucos e subtis) dos comportamentos adiante expostos.

Vamos então dar alguns exemplos.

O contacto ocular é peculiar. Pode ser evitante (ou fugaz, ou fruste ou escasso ou pouco intenso, traduzido na opinião dos familiares, por"não olha para os outros ou desvia o olhar") ou apresentar uma fixação intensa do olhar no interlocutor...

Gestos bizarros, peculiares ou estranhos. Frequentemente apresentam tiques ou mímicas faciais bizarras, os gestos poderão ser desajeitados ou estranhos, com frequência a expressão facial é pobre, por vezes aproximam-se demasiado do interlocutor, menos frequentemente andam aos encontrões ás pessoas e aos móveis...

Evidente inabilidade no relacionamento com os colegas. Por vezes, há mesmo uma falta de desejo para interagir com os pares e fazer amizades, manifestam boa intencionalidade comunicativa, mas não conseguem manter ou gerir adequadamente as relações, tem dificuldade em entender as "deixas sociais" e dos sentimentos dos outros, podem não valorizar os sinais de desagrado, de impaciência, de irritação, de tristeza, de alegria, de aprovação, dos interlocutores.

Não raramente, isolam-se ou brincam sozinhos, vão para a biblioteca, para a sala de informática...muitas vezes, embora sejam interessados, não participam activamente nos jogos, desportos ou brincadeiras (cartas, monopólio, futebol) preferem assumir um papel passivo, de observador.

Com frequência, não gostam de jogos de competição, geralmente, não têm um amigo especial, nem grandes amigos, ou tem um circulo excessivamente restrito de amizades. São, na maior parte das vezes, indiferentes ás influências dos colegas ( moda, jogos,...) e não trazem objectos para troca (cromos, berlindes,..).

Frequentemente gostam de estar ou a brincar com crianças mais novas, ou com as mais velhas e menos com os da mesma idade.

Em consequência da sua inabilidade social, em muitos casos, torna-se penoso frequentar a escola ou a associação desportiva.

O interesse em virem para a rua brincar com as outras crianças, também está diminuído.

Não raramente, os colegas não gostam de brincar com eles, afastam-se, evitam-nos, porque muitas vezes tendem impor nos jogos regras peculiares, não convencionais, gostam que brinquem de uma determinada maneira, são frequentemente discriminadas pelos pares.

Parecem esperar que os outros saibam os seus sentimentos, com frequência são inconvenientes, têm dificuldades na interiorização das regras sociais, mas uma vez entendidas cumprem-nas com rigidez exagerada.

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