Na idade adulta as respostas para as pessoas no espectro do Autismo, são praticamente inexistentes.
Em tempo de pandemia ainda mais isolado ficou, as poucas actividades voluntárias foram canceladas.
A forma que encontrei de o ocupar, numa tentativa quase terapêutica foram as caminhadas que já fazia antes da pandemia mas mais em grupo.
Com todas as condicionantes impostas pela *DGS, passamos a fazer a dois, inicialmente na nossa área geográfica, depois de muito andar pelos mesmos caminhos o interesse já não era o mesmo.
Partimos à descoberta de novos percursos, utilizando o comboio para chegar o ponto de partida, o que obedece a algumas pesquisas no google e a escolha dos percursos.
Só que nem sempre o estudo é o mais indicado (riso) e acontecem imprevistos, nomeadamente haver obras a interromper , o que provoca logo um estado de agitação e ao fazer as pesquisas alternativas, normalmente vira para lado contrário ( já lhe disse que algum dia para ir para Lisboa, vai dar uma volta ao Porto)
Ao fim do dia regressamos à estação do comboio e o mais imprevisto aconteceu, ele entra no comboio, quando a mãe vai a entrar a porta que não abrira totalmente, fecha-se automaticamente, deixando um braço e a mochila da mãe entalados.
Acho que nem um, nem outro conseguimos raciocinar, a mãe na tentativa vã de libertar o braço, ele em pânico sem conseguir abrir a porta.
Num laivo de sobrevivência, digo: Carrega no alarme, há-de aparecer alguém, atrapalhado lá accionou o alarme,o tempo de espera para ambos estava a ser longo ( para aí uns 2 minutos), num comboio onde viajavam meia dúzia de pessoas, vai ver se encontras alguém.
Pelo estado aflição em que ele se encontrava, os dois passageiros que viajavam na carruagem contigua vieram desentalar a mãe aqueles segundos ali presa, deu para pensar:
E se tivesse sido ele?
E se eventualmente o comboio avança sem a mãe ter entrado?
*- DGS- Direcção Geral de Saúde
Nota- ele achou, que a a mãe teria de escrever sobre o assunto.
4 comentários:
E achou muito bem!
Pelo que percebi, o pedido de socorro não foi logo atendido e nem sequer por funcionários do comboio....
Vos abraço desejando bom domingo
Que susto !!!
Mas tão bom essas actividades...boas para a tua cabeça e para a dele. Bons passeios. Beijinhos
grilinha
São
Quando estamos aflitos, parece sempre uma eternidade.
Acabou por atrasar o comboio 10 minutos, o maquinistas quando veio verificar, já eu estava sentada, disse-me que a não tinha dado ordem para as portas fecharem, mas pelos vistos aquela teve vontade própria.
Beijinhos e um Feliz Natal
Grilinha
São muito boas o único escape, principalmente durante este período da pandemia.
Beijinhos e um Feliz Natal para os Grilinhos
Enviar um comentário