Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 27 de janeiro de 2013

"Alerta Vermelho"

Nunca o país, pelo menos que eu me lembre, tinha estado tantas vezes pintado de vermelho no que diz respeito à meteorologia.
Só desde o verão do ano passado tivemos o arquipelago dos Açores com aviso vermelho quando eles estavam à espera que o furação Gordon atingisse o grupo oriental, depois foi em outubro ou novembro foi a vez do arquipelago da Madeira estar em aviso vermelho devido à chuva.
Em dezembro por volta do dia 14 foi a vez dos distritos de Viana do Castelo e Braga estarem com aviso vermelho devido à chuva.
E agora no dia 18 e 19 de Janeiro foi a vez de Portugal Continental estar todo pintado em tons de vermelho exceto os distritos de Portalegre, Faro e Évora todos por causa do vento que eles previam rajadas superiores a 130 quilómetros por hora e segundo o que ouvi dizer seis distritos continuam com aviso vermelho, mas segundo o que ouvi dizer é por causa da agitação maritíma e por isso já não é por causa do vento.
Mas eles segundo me parece, eles continuam a prever ventos fortes com rajadas entre os 80 e 100 quilómetros por hora, portanto eles prevem vento forte mas já não tão forte como aquele que derrubou árvores e deixou várias pessoas às escuras, sem luz em casa, eu parece-me que o tempo ainda assim será um pouco mais calmo, mas o pior ainda poderá estar para vir em breve.
Eu já tive vários pesadelos com catástrofes naturais primeiro sonhei que chovia dentro de casa e depois noutro dia sonhei que chovia tanto e que o meu carro tinha sido arrastado pela corrente.
Aviso vermelho é o aviso mais grave na escala de quatro: verde, amarelo, laranja e vermelho.
O aviso vermelho significa que os meteorologistas estão a prever o tempo bastante perigoso e pode até mesmo matar uma pessoa.
O furação Sandy em Nova Iorque por exemplo foi um fenómeno atmosférico bastante perigoso.
O inverno de 2010 pode ter sido rigoroso, mas este ano tem sido demais.
O tempo este ano cá em Portugal se juntarmos todos estes fenómenos atmosféricos , todos juntos na minha opinião é pior que furação Sandy ou até mesmo o Katrina.

Bruno.V. 21 Janeiro 2012

Mais um texto do Bruno transcrito na íntrega, com as suas preocupações climáticas e as consequências, já escreve com o novo acordo, com as estações do ano e os meses em minúsculas.
Ainda na mesma folha tinha, quer frases, quer palavras soltas, relacionadas com tema, que aqui também vou transcrever:
"E tudo o vento levou"
"Até que enfim/Finalmente"
"Ventos ciclónicos-...capazes de levantar telhados, derrubar árvores e postes"
"Alerta vermelho-...mas este último ano tem sido demais".
"Ás escuras- Reclamações"
As frases estavam escritas antes do texto, terão sido os tópicos!? eventualmente :)

Mãe Mina

10 comentários:

Laços e Rendas de Nós disse...

Mina, diz ao nosso Bruno que está de parabéns! Um belíssimo texto!

Aqui para nós, o País está em alerta vermelho há muito tempo!!!

Boa semana. Beijinhos

Laura

Mina disse...

Laura
Obrigada, darei.

Sem dúvida , já não sei se é vermelho ou preto.
Mas aí o Bruno nem se aopercebe felizmente..
Embora ele seja muito atento à s notícias.

Beijinhos e bom domingo

Fê blue bird disse...

Parabéns Bruno, um texto muito bem escrito, que demonstra bem o teu conhecimento e a tua preocupação com o tempo.

beijinho


Mina disse...

Prima Fê

É um rapaz cheio de preocupações, e quando não as tem inventa.
Agora é com a cabovisão que pagamos o serviço, e andam sempre com cortes,ainda hoje foi o dia todo, só agora reposeram o servidor.
Já está a preparar uma reclamação escrita, vamos ver o que dali saie.

Beijinhos

São disse...

Se estavam escritas antes, devem ser mesmo os tópicos...e que interessante respeitar já o novo Acordo!

Vos abraço

Anónimo disse...

Olá Mina!

Como o Bruno escreve tão bem. E com nexo causa e efeito. Fantástico. A diferença entre Autismo e Asperger é real!!

Mina, estavam 2 comentários seus lá no Aromas que eu, por esquecimento, não tinha dado resposta. Já lhe respondi. Obrigado.

Beijinhos :)

Mina disse...

São
É possível que sim. Algumas vezes é à procura do titulo, que vai dar.

A mim complica-me , mas ele tem este perfecionismo em tudo, não gosta de falhar, pode não saber organizar as ideias.
E nem sobre todos os temas ele consegue desenvolver com sentido, até porque não compreende, e basta não saber o significado de uma palavra,mas desde sempre que não dava erros ortográficos.
Ando lhe sempre a perguntar , até pelos acentos rsss, até o raio dos ifens, ele já comprou um prontuário, que não quer ser surpreendido, ele nem anda na escola rsss, não vale a pena eu dizer-lhe que não faz mal.
Beijinhos

Mina disse...

Olá Mário

Nem sobre todos temas ele escreve com esta facilidade, e esta é uma forma muito importante de expressão e comunicação, que não faria da mesma forma na oralidade.
Este é um tema que ele pesquisa e se preocupa horas e horas, que ele não gosta nada do mau tempo.
Se ele pudesse andava sempre a saltitar de lugar só por causa clima rsss, até já fez uma tabela , com os países e os melhores períodos para lá viver.
Parece um contrasenso e é, que fica instável quando muda de lugar.
É esta ilógica que até a mim me deixa baralhada.
Há de facto um leque enorme de individuos abrangidos pelo espetro autismo com diferenças enormes, mas os Aspergeres alguns e nomedamente o meu que é tenho legitimidade para falar.
Não é autónomo, nem auto-suficiente, ainda hoje muitas vezes tenho de lhe apertar os atacadores ou ele tropeça neles, e tantas outras coisas simples que não é capaz, por debaixo de alguma sabedoria escondesse um ser muito frágil, ingenuo incapaz de ver mal no mundo,tanta coisa de que ele não é capaz, mas tantas outras que é na maioria das vezes com apoio e segurança por trás, é esse o meu medo este não é dos filhos que quando os pais morrerem sobrevive ou se vira sózinho.
E é uma parte que dói. Dói muito.
Beijinhos

Não se preocupe, nem sempre temos tempo, eu também muitas das não consigo nem comentar em todo lado, sou sincera a minha perioridade é responder, é uma espécie da minha casa, onde gosto de receber bem os meus visitantes.

Mas isto ser mãe a tempo inteiro, ocupa muito tempo porque tenho fazer o papel não só de mãe, mas de ocupar e levar ao mundo, ainda hoje para apresentar uma peça, num concelho fora daqui, levamos o dia todo, para uma hora de apresentação, foram horas de camionetas, comboios, foram 9 horas fora de casa.
Exige algum espirito de sacrificio e monetário, mas que lhe dá prazer.

Beijinhos

Anónimo disse...

Obrigado Mina.

Compreendo-a muito bem. Gosto de visitá-la e sentir este carinho que por aqui paira.

Conte comigo para o que puder ajudar. Pena a distância que o projecto de um lar assistido para filhos e pais não esperaria para arrancar. Era uma maravilha.

Beijinhos :)

Mina disse...

Obrigada Mário

Sei bem que a nossa visão tem obrigatóriamente de ser diferente daquela que tem os pais de crianças mais novas, que ainda tem e devem ter a esperança de dias melhores, não os critico e desejo-lhes a maior sorte, não que eu tenha algum tipo azar, graças a Deus o meu filho é saúdavel e feliz e isso é que mais me importa.
Também sonhei com algumas coisas que não se concretizaram, mesmo assim não deixo de acreditar.
Obrigada pelo seu apoio, e seria muito bom ,mais pais e especificamente o sexo masculino, que ainda deixa grande parte do encargo à mãe.
Bem haja!
beijinhos aos 3.