Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

terça-feira, 5 de junho de 2012

Questões!???

Competências sociais/profissionais
Como se treina um adulto com Síndrome de Asperger, num local de trabalho, para não se meter nos assuntos que não lhe dizem respeito!
Como é que ele vai perceber o que não lhe diz respeito!?
Se mudam os contextos e as situações!!!
Esta, é uma das questões para a qual, não tenho resposta!
E também não a vislumbrei, no congresso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Se te disser que nos meus pensamentos de mãe amedrontada é uma questão que se me coloca, acreditas?:(
beijinhos

Mina disse...

Nina
Claro que acredito, mas também te digo que não convém amendrontrares te agora, cada coisa a seu tempo, e sempre pensamento positivo mesmo com estes quadros, é preciso é preparar a sociedade para esta aceitação e isso passa também por nós pais, não esconder-mos nem escamutearamos estas particularidades.
beijinhos

Anónimo disse...

Tens toda a razão!
Vou "servir-me" da tua experiência e conselhos sempre que me "perder".
Hoje foi dia de reunião com a pedopsiquiatra.
2 horas certinhas foi o tempo que demorou a questionar-nos, a mim e ao pai, sem o Gui, claro!
Agora, vai analisar tudo (uma consulta comigo e o Diogo de 2 hora;, outra comigo, o pai e ele, a testá-lo com brincadeiras de quase 2 horas, com filmagem; a de desenvolvimento com a psicóloga de 1.30; esta de hoje e ainda o inquérito de mais de 10 folhas que eu e a educadora preenchemos-ela um e eu outro, para comparar.) reunir com os colegas, dar um nome ao problema ou grau e definir a terapia.
Estou confiante que o meu menino está muito bem acompanhado.:))

beijinhos, minha querida e obrigada por tudo.

E é quando o teu aniversário, ó caranguejolas como eu?:))
bji ao Bruno.

Mina disse...

Deves andar muito cansada todo este período de reconhecimento planeamento é desgastante a seguir virão as repetições , a cada técnico a cada professor enfim.
Hoje em dia felizmente já existem os computadores e podes ter os teus registos e imprimir já evita um pouco essas reptições embora eles vão evoluindo perdendo umas coisas ganhando outras, estamos sempre a actualizar.
Mas o essencial é tratar de forma igual respeitando a sua identidade própria.
Estou confiante e já assisti a grandes progressos, nestes anos de blogue, não só desde que este foi criado, mas quer no Planeta Asperger, quer nas Águas -Furtadas da nossa amiga Noris, onde tinha uma participação mais assídua:-).
beijinhos eu sou de Julho, ainda falta mais de um mesito rsss