Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

domingo, 1 de abril de 2012

Mensagem...

Do senhor secretário de estado da ONU, para conscencialização do autismo 2012

O Autismo deveria impulsionar ações globais para combater a "inaceitável" discriminação e isolamento que pessoas com autismo sofrem.

"O Autismo não está limitado a uma única região ou a um país; é um desafio mundial que requer acção global.
Embora deficiências do desenvolvimento como o autismo comecem na infância, elas persistem por toda a vida de uma pessoa. O nosso trabalho com e pelas pessoas com autismo não deveria estar so limitado a diagnóstico precoce e tratamento; deveria incluir terapias, planos educacionais e outros passos que nos levem na direção de um compromisso mantido para a vida toda.
Chegar às pessoas com transtorno do espectro autista requer compromisso político global e melhor cooperação internacional, especialmente no compartilhamento de boas práticas. Investimentos maiores nos setores sociais, educacionais e laborais são crucialmente importantes, já que os países desenvolvidos e em desenvolvimento, da mesma forma, ainda precisam melhorar as suas capacidades de ir ao encontro das singulares necessidades das pessoas com autismo e cultivar os seus talentos. Nós também precisamos promover mais pesquisas, treinar tecnicos não especializados, e capacitar a comunidade do autismo a navegar mais facilmente pelos serviços de saúde para obter serviços que possam dar suporte e inserir os indivíduos com autismo na sociedade.
O cumprimento anual do Dia Mundial da Conscencialização do Autismo tem a intenção de impulsionar essa acção e chamar a atenção para a inaceitável discriminação, abuso e isolamento vividos pelas pessoas com autismo e seus familiares próximos. Como foi enfatizado na Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiências, pessoas com autismo são cidadãos iguais que deveriam gozar de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.
Neste dia, em Nova Iorque, Viena e Genebra, a Administração dos Correios das Nações Unidas estará a lançar seis selos comemorativos e dois envelopes colecionáveis dedicados à conscencialização do autismo. Esses pequenos pedaços de papel — com imagens criadas por artistas diagnosticados com autismo — mandarão uma mensagem poderosa às pessoas no mundo todo: de que talento e criatividade vivem dentro de todos nós.
Minha esposa tem estado muito envolvida com a conscencialização do autismo e esforços dessa luta, e tem compartilhado comigo histórias inspiradoras, não só sobre indivíduos com autismo, mas também sobre aqueles comprometidos a melhorar a vida deles. Vamos todos continuar a unir as mãos para capacitar as pessoas com autismo e outras diferenças neurológicas a perceber o seu potencial e aproveitar as oportunidades e o bem-estar que são seu direito de nascença."
Secretario General das Nações Unidas – Ban Ki-moon

4 comentários:

estrela disse...

bom dia,
vim através do blog da AVOGI e li à pouco tempo um livro da Jodi Piccoult "no meu mundo" que é sobre o sindrome de asperger...o livro é lindo!
só assim tive conhecimento deste sindrome....

taniadickie.blogspot.com disse...

Tenho um filho com 32 anos Aspie.
Sou Tânia de Petropolis RJ.
Preciso de ajuda para poder ajudar meu filho a ser feliz
Não faz nada, vive em um mundo que poderia ser mais atrativo pois é muito inteligente, entretanto as circunstãncias o levaram a não crer nele mesmo. Ajudem-me!

Mina disse...

Estrela
È dos melhores livros que li, mesmo sendo romance tem lá muito da Síndrome e dos comportamentos deles.
A parte final é que não é muito lógica, para quem lida com Asperger, conseguir não revelar os factos para proteger outro, não me parece, até porque uma das caracteristicas deles é a verdade, mesmo que isso os prejudique.
Mas também adorei o livro, também essa autora é sinal de boa leitura, um outro dela também muito conhecido, é o "Para a minha irmã", também um que toca alguns promenores autistas e que é um romance muito fácil de ler é "Juntos ao Luar" do Nicholas Sparks.
Boas leituras, e obrigada por ter vindo...
bjinhos

Mina disse...

Tania
Não serei a pessoa mais indicada, para poder ajudar, eu sou apenas uma mãe de um rapaz especial.
Claro que tudo faço para que ele tenha uma vida feliz, e isso passa por respeitar os seus gostos, e ajuda-lo a superar as suas frustrações quando elas existam.
Que com pequenas coisas eles ficam logo frustados, basta não encontrar um objecto que procure, senão o encontrar é logo uma dificuldade, o que faço é ajudar a procurar.
Se houver eventualmente uma situação mais grave que deixe o perturbado é falar, falar puxar por essas preocupações e dar-lhe o lado positivo.
Se conseguir tente ajuda-lo a encontrar um caminho em coisas que ele goste e estimule, elogie, faça-o com ele é muito importante mesmo sendo um homem, precisa sempre da segurança da familia de se sentir protegido.
Mas nada melhor do que procurar um técnico de saúde, alguém avalizado que possa observar e fazer planos...
Bjinhos e que tudo corra pelo melhor.