Mãe e filho de mãos dadas trilhando os caminhos do autismo/asperger.
Numa partilha intimista e de coração aberto em sonhos e desalentos, numa vida vivida...
Ter um filho asperger não é o fim do mundo, mas o princípio de uma nova vida...
Valorizando os afectos...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Frio, Gelo,Neve

Schii!...Que frio hoje as temperaturas desceram, e o vento sopra com alguma intensidade.
Ontem o dia esteve muito mais soalheiro.
Há algum tempo que andavamos a programar uma ida há bela aldeia de Piodão. Dia soalheiro, pai de folga, estavam reunidas as condições.
Com o Bruno a planear o percurso, lá fomos pelo circuito que ele achou ser mais perto e com melhores estradas...
Como estavamos na zona envolvente da Serra da Estrela.
Porque, não subir, até à Torre, queriamos brincar um pouco com a neve
Caminho preparado, pelo Bruno de Piodão até Unhais da Serra,e de lá seguir para a Torre.
Chegados a essa localidade, vamos para efectuar o percurso, encontramos um tabuleta a indicar: piso em mau estado e transito cortado a 8 km, voltamos para o centro e na povoação, perguntamos ás pessoas, qual o caminho melhor para ir até á Torre.
Desaconselharam aquela via, e sugeriram a ida pela Covilhã.
Ora "bolas"!... de 8km passamos a 40 km. Desanimados pensamos voltar para casa sem ir à serra.
A a minha "Pipa", que só foi para ir ver a neve.
-Não pode ser, vamos, arriscar e apesar de estar a escurecer, ás 17 e "picos", metemo nos nesta aventura de vermos a serra de noite.
Lá vai o "chauffer" , maridão.
Sobe, sobe, serra acima, e neve nem vê-la, uns degelos aqui e ali, fazendo lembrar as estalagmites...
A temperatura a descer, e o Bruno a vibrar a olhar para o visor do carro -2º.,-3º., e avança um prognóstico, de a mais baixa irá aos -5º.
Pronto aos 1400 metros de altitude atingimos os -5º. previstos pelo Bruno, sugiro voltar para traz ., mas agora a vontade da minha equipe é continuar a subir a serra, enquanto a maioria desce, incluindo alguns jovens que se deslocam a pé( bastantes por sinal), e sem coletes reflectores, o que não deixa de ser muito perigoso.
Os quais o maridão apelidou de "maluqueiros" rssss
Ih!...Ih!.. Afinal não somos os únicos "maluqueiros" rsss
Atingimos o topo da montanha, já escuro com nevoeiro, e só aí havia neve. Mas pouca.
Saímos do carro, para tirar os cachecóis, gorros, luvas e outros agasalhos, queriamos ainda tirar umas fotos, a temperatura, foi descendo proporcional à subida. Atingimos na Torre os -10º.
O frio era tanto, que nem a máquina fotográfica queria disparar, e as minhas mãos em poucos segundos gelaram, que não conseguia carregar no botão de luvas.
Terminava aqui a loucura na montanha, à noite.
O que o Bruno mais adorou, foram as oscilações de temperatura, que veio sempre referindo os sobe e desce.
Chegamos a casa com +4º., o que já era calor rsss.
Corrigo, o Bruno ao ler este texto, disse, que não estavam +4º., mas sim +3º.,( o que faz toda a diferença) kkkk

AvoGi disse...

bem que disse "aquintrodia" que gostaria de ir a Piódão. cumpriu-se o prometido. tb fui por Unhais. É caminho longo, sei disso, parecia que nunca mais chegava.É uma estrada nacional com muita curva. E viu neve? mesmo pouca sempre é neve

PDD-NOS (Menina) disse...

É preciso coragem para fazer um passeio desses num dia tão gelado como o de ontem.

Grilinha disse...

Ai, então a menina está a aldrabar-nos, é ? 4º graus não são 3º !!! Valha-nos o Bruninho para pôr ordem nesses relatos, lol
Estou há anos para ir ao Piodão, mas ainda não conheço !!! É bom terem essa coragem com o frio....
Ainda não foi hoje que lá fui, estive de molho com o pikeno. estamos os dois contipadissimos... Beijocas

Mrs_Noris disse...

Eu adoraria ver a neve a cair lá fora, através da janela da minha sala. Algo que nunca irá acontecer, mas posso sempre sonhar (lol).
Beijos.

Avogi
Quem tem um filho Asperger, sabe que não pode fazer promessas e não cumprir, ou eles vão cobrar repetidamente, eu tenho aprendido isso na vida.
E como tal, foi mais uma cumprida xD.
À serra , já temos ido muitas vezes, mas aquela aldeia não, e já estava nos planos á algum tempo.
E Avogi "aguçou" mais essa vontade.
Não chegamos subir pelo lado de Unhais da Serra, tivemos de ir pela Covilhã, por onde costumamos ir.
E durante o percurso, lembramo nos muito da Madeira, o que até nos levou a fazer algumas comparações rsss
E quando na politíca,conectam o autismo para se referir ao alheamento, deviam era a aproveitar para o cumprimento das promessas que teria mais conexão...

Bete
Não estava um dia gelado quando saímos de casa estava soalheiro e ideia principal era a aldeia a Serra viria por acréscimo...
E foi no sábado estava bom tempo, se fosse ontem apanhava neve kkk
Na Covilhã estava 0º., foi descendo á medida que subiamos a Serra, porque também estava a anoitecer, e na Serra é sempre frio, mas nunca tinha sentido tanto lool

Grilinha
Nem mais o Bruno, põe os pontos em todos os "i" rsss muito perfecionismo e precisão ainda hoje disse á psicolga que 9h não é o mesmo que 9h e 1m.
Até na escrita está atento aos erros ortográficos o que vale ele nem sempre lê tudo o que a mãe lool
E também corrigiu que a mãe tinha escrito Vila de Piodão rsss, é muito pequena e é Aldeia.
Casinhas de xisto , mas diferentes do que é habitual.
Ora se o meu sonho era ter uma casa de pedra fiquei maravilhada.
Estava era uma igreija branca, fora do contexto.
As vossas melhoras, cházinho de limão com mel e muitas beijocas

Noris
Romântica!...
E uma taça de champanhe, uns morangos envolvidos em chocolate (espero que gostes), uma boa companhia rsss
Acorda, estavas a delirar lool

AvoGi disse...

E o que achou de Piódão?

Avogi
Aldeia pequenina, mas muito bonita, diferente pela sua específicidade.Achei a igreija a "destoar", logo a seguir á outra aldeia Vale de Égua também muito engraçada, numa mistura de rústico com algo mais moderno.
Muito diferente de Sortelha, que fica do outro lado da serra também é casas de xisto mas com outro formato e que fica na cerca de um castelo, se não conhece vale a pena...